04/09/2018
Notícia publicada pelo Portal D24AM
O varejo eletrônico faturou R$ 113 milhões com pedidos
provenientes do Amazonas, no primeiro semestre de 2018, segundo dados
do relatório Webshoppers 38, produzido pela Ebit/Nielsen, especialista em
informações sobre o e-commerce nacional. O valor corresponde a 0,5% do
total nacional, estimado em R$ 23,6 bilhões, e a 16% do consumo da
Região Norte.
Segundo o monitoramento da Ebit|Nielsen, o comércio eletrônico
brasileiro registrou, no primeiro semestre de 2018, um crescimento
nominal de 12%. Para o ano, a expectativa é de crescimento de 12% em
todo País, com faturamento de R$ 53,4 bilhões.
Segundo a pesquisa, o e-commerce retornou o crescimento de dois dígitos
no primeiro semestre de 2018, resultado que era esperado pelo setor e
que deve ser muito comemorado, tendo em vista a greve dos
caminhoneiros, que aconteceu, no nal
de maio, impactando diretamente
nas vendas da Copa do Mundo, um dos grandes drivers de crescimento
para este ano, e o Dia dos Namorados, uma das principais datas do
Calendário do e-commerce. “Apesar deste começo de ano marcado por
instabilidade, o comércio eletrônico se destaca novamente no mercado
brasileiro ao atingir um patamar de aumento no primeiro semestre de
2018 alinhado com as previsões da Ebit, registrando 12,1% de crescimento
nominal no período, atingindo um faturamento de R$ 23,6 bilhões.
Assim como no ano anterior, o destaque ocorre para os grandes
marketplaces que apresentaram taxas elevadas de crescimento, que
impulsionaram uma alta de 8% no total de pedidos, registrando um total
de 54,4 milhões. O tíquete médio acompanhou a inação
e registrou
crescimento de 3,8% em relação ao primeiro semestre de 2017”, diz a
pesquisa da Ebit/Nielsen.
O estudo chama atenção para novas tendências de consumo e, neste
cenário, o mobile commerce ganha cada vez mais importância. No
primeiro semestre de 2018, 17,4 milhões de pedidos foram realizados por
meio de smartphones ou tablets, movimentando cerca de R$ 6,7 bilhões,
alta nominal de 30% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O alto crescimento do acesso à internet, fortalecido pelo crescimento do
mercado de smartphones, também permitem que mais consumidores
realizem compras no varejo digital. Nos primeiros seis meses do ano, 27,4
Venda de veículos
no Amazonas
cresce 28%,
aponta Fenabrave
milhões de pessoas zeram
pelo menos uma compra no comércio
eletrônico, uma alta de 7,6% em relação ao primeiro semestre de 2017.
As classes C, D e E juntas representam 82% dos consumidores, no primeiro
semestre de 2018. Entre as Regiões, a Sudeste concentra o maior
contingente (61,2%), seguida pela Sul, com 16,9%. A Região Nordeste tem
participação de 12,4%, enquanto que a Centro-Oeste responde por 6,8% e
a Região Norte, por 2,7%.
Em volume de pedidos, o segmento de saúde, cosméticos e produtos para beleza representou 15% da demanda; moda e acessórios foram 14,5% do total de compras; casa e decoração, 10,9%; eletrodomésticos 9,8%; e telefonia móvel representou 7,7%, no semestre.