19/08/2022
Andréia Leite
@andreiasleite_ @jcommercio
A eletromobilidade tem avançado no país. O crescimento reflete nos números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), indicando que desde o início de 2022, o aumento das vendas desses veículos foi de 878%, considerando as comercializações até junho. Outro dado da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) lançado neste mês de agosto de 2022, aponta que desde 2012, o número de veículos híbridos e elétricos ultrapassou a marca das 100 mil unidades em circulação.
A Cicloway, empresa de mobilidade elétrica com produção nacional em Manaus (AM) desde 2005, vem provando que o segmento de duas rodas está avançando no PIM (Polo Industrial de Manaus), e faz parte dos players que movimentam o mercado.
De acordo com dados da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), o PIM conta hoje com 13 fabricantes de meios de transportes elétricos, como patinetes, triciclos, bicicletas, motonetas, entre outros.
A montadora é pioneira no mercado brasileiro de soluções de mobilidade elétrica, tanto para consumidores finais quanto para empresas, comercializa e aluga veículos elétricos autorizados para circular no país.
João Hannud, diretor-executivo da Cicloway descreve um cenário altamente positivo. “O mercado da eletromobilidade está em franco desenvolvimento e expansão, o que vem corroborar com a incorporação não só de veículos de duas rodas, mas outros a serem produzidos no Polo Industrial de Manaus”.
Segundo ele, a empresa está ampliando substancialmente a linha de veículos elétricos e, principalmente, daqueles focados em segurança, também veículos leves, que são destinados a transportes de 1 a 6 pessoas ou de 20kg a 500kg de carga, porém sempre com o viés de segurança, que é o principal diferencial da fabricante. “Temos o objetivo de atingir a máxima nacionalização destes produtos”.
Acerca do processo produtivo ele disse que a meta é de liberar, dentro do PIM, a iniciativa de nacionalização máxima tendo em vista a própria origem filosófica e fabril da empresa pautada em prestigiar ao máximo toda a iniciativa nacional, seja quanto a projeto como produção in loco.
Atualmente, a empresa atende a vários nichos de mercado, mas sempre focada em mobilidade leve, ou seja, de passageiros (1 a 20 pessoas) ou carga (20kg a 500kg).
“Embora a Cicloway atue, principalmente, no universo corporativo, também atende às pessoas físicas. Dentre os mercados estão empresas de delivery diversos, turismo, entretenimento, eventos, ações de publicidade e propaganda, shoppings centers, centros de armazenamento e distribuição, entre outros”, ressaltou o diretor-executivo.
Para manter o sucesso ativo dentro desse mercado, o executivo explicou que a explosão de demanda no mercado de duas rodas se deve principalmente ao uso destes veículos para a finalidade de entregas “delivery” e a volta do trânsito em intensidade ainda maior do que antes da pandemia, fazendo com que os trajetos urbanos tornem-se verdadeiros suplícios. Daí se justifica plenamente a aceleração da demanda dos veículos de duas rodas.
“Na Cicloway produzimos veículos elétricos, principalmente, para uso profissional para atender ao mercado de frotistas. A partir disso, tendo em vista que, se estes veículos forem produzidos de forma suficientemente robustos, duráveis e confiáveis para o mercado profissional, irão exceder a expectativa do usuário final. Assim, acredito que o sucesso é manter-se atento às demandas e, para nós, cumprir com o pós-venda, que é, para a empresa, a sua principal bandeira, oferecendo assistência e suporte técnicos”, disse ele.
Desempenho
Inserida no cenário de veículos elétricos, a empresa aponta um crescimento de 6 vezes em 1 ano. “Em julho de 2021, 6% do nosso faturamento de locação era direcionado para o mercado de veículos de entrega, os tuk-tuks. Em julho de 2022, contabilizamos 36%”, afirma João Hannud, diretor da Cicloway.
“Com maior olhar para o meio ambiente, sustentabilidade e menor impacto ambiental, os veículos elétricos reúnem o combo responsabilidade ambiental, energia verde e economia”, completa Hannud.
Carregamento, autonomia e produtos
Na frota disponível da Cicloway, estão mais de 20 modelos de veículos elétricos que são alternativas de locomoção em centros de distribuição, shoppings, seguranças e rondas, transporte de pessoas, coleta de recicláveis e até mesmo para circulação em cidades. Entre os produtos estão bikes, motocicletas, jardineiras, Segways, tuk-tuks elétricos -criados pensando na redução de custos, eficiência e sustentabilidade operacional para todos os segmentos de mercado.
Também chamados de ciclomotores e cicloelétricos, eles são carregados em tomadas comuns, por cerca de 4 a 6 horas, gerando autonomia de 40km, 50km e 135km, a depender do modelo. As motocicletas, por exemplo, chegam a alcançar até 90 km/h de velocidade.
Modelos
A montadora possui mais de 20 modelos distribuídos em três categorias: 1) levíssimos, 2) curta distância ou last mile e 3) leves