11/08/2022
No dia em que completou 43 anos de atividades, 10 de agosto, o Centro da Indústria do Estado do Amazonas - CIEAM, realizou a sua 290a Reunião Ordinária de Associados de forma virtual, com mediação de seu presidente Luiz Augusto Rocha e participação do superintendente Regional do Banco da Amazônia, Esmar Prado, que realizou apresentação institucional sobre aquela instituição bancária, atualizações sobre demandas de investimentos no estado e informações sobre crédito e fomento empresarial.
A Reunião Ordinária de Diretoria do CIEAM tem como objetivo encaminhar as principais demandas dos associados relacionadas com os mais variados aspectos, todos necessários para a continuação da atividade industrial, sendo realizada duas vezes por mês, com a participação exclusiva das empresas que compõem o quadro associativo da entidade e convidados. A próxima será realizada em 24 de agosto, a partir das 17 horas na sede social da entidade de forma presencial.
O presidente do CIEAM atualizou sobre as tratativas tomadas pela CIEAM em busca de soluções sobre os efeitos do novo decreto presidencial 11.158, que aprova mudanças no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e prejudica a Zona Franca de Manaus.
“Realizamos diversas reuniões e optamos nos posicionar de maneira formal por meio de Nota à Imprensa no dia 29 de julho. Em 05 de agosto tornou-se necessário emitirmos segunda Nota à Imprensa, após publicação de segundo Decreto pelo Governo Federal. Em seguida foi realizado estudo pormenorizado pelo consultor Saleh Hamdeh, que elaborou Nota Técnica com conclusões efetivas e posições detalhadas com relação à relação às NCMs de produtos excluídos e que tem impactos em faturamento de diversas empresas do PIM. Evidentemente nossa prioridade é o diálogo, no sentido de harmonizar sempre, mas sem renunciar aos nossos direitos”, informou o presidente aos associados presentes na sala virtual.
Assuntos da Comissão de Tributos
Outros assuntos em andamento na Comissão de Tributos entraram em pauta de atualização, como os descontos a maior nas contas de energia elétrica de associados, para o qual a concessionária já entrou em contato e o encaminhamento será dado por meio de processo administrativo. Ainda sobre a Decisão do Tribunal de Impostos e Taxas - TIT sobre a glosa dos créditos do ICMS de origem da ZFM a expectativa é que o estado entre com um ação por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Sobre as novas regras de validação EFD ainda será agendado um Workshop na sede da Sefaz, contudo sem penalidades para as empresas que ainda não concluíram todas as etapas. No dia 18, próxima quinta-feira, será realizada uma reunião de Tributos específica para tratar sobre tributação previdenciária e a cobrança de serviços da Vinci com emissão da nota fiscal dentro do mês de competência.
Participou desta reunião também, Vânia Aguiar, da Receita Federal para apresentar o projeto ‘Observatório Social’ de Manaus, que faz um trabalho de voluntários para a melhoria da gestão pública com participação cidadã.
Parceria com Operação Acolhida
A conselheira do CIEAM e coordenadora da Comissão de Responsabilidade do CIEAM, Régia Moreira, falou sobre o trabalho que a Hermanitos desenvolve com refugiados venezuelanos no acolhimento e encaminhamento de profissionais estrangeiros para contratação por empresas parceiras. Em números, a iniciativa já contabiliza 844 municípios brasileiros que acolheram venezuelanos, 12.510 pessoas interiorizadas nos municípios do Amazonas e 5.287 em Manaus.
Convite para coquetel de comemoração dia 24/08/2022
Agradecendo a presença de todos ao afinal, o presidente Luiz Augusto Rocha fez convite para a próxima reunião presencial de Diretoria, que ocorrerá dia 24/08/22, onde será oferecido coquetel para os associados e convidados, na sede do CIEAM.
Fonte: Comunicação CIEAM
imprensa@cieam.org.br