CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Direção da Superintendência da Zona Franca de Manaus será definida em Brasília

  1. Principal
  2. Notícias

05/08/2015

Está próximo do fim o imbróglio na Suframa, referente a nomeação do superintende da autarquia. Com os ministros nomeados, chegou a vez do Governo Federal articular as indicações do segundo escalão. Há rumores de que ainda nesta semana a presidente Dilma Rousseff poderá indicar o nome da ex-deputada Rebecca Garcia (PP) para assumir o comando da Suframa, após dez meses do pedido de exoneração do ex-superintendente Thomaz Nogueira. Com a crise econômica e institucional no Brasil, os representantes do Amazonas entendem que para titular da Suframa além de ter conhecimento técnico da matéria, também seja articulador político.

De acordo com a ex-deputada, Rebecca Garcia, conduzir a Suframa é mais um desafio em sua carreira política, caso sua indicação seja confirmada. “Seria uma honra estar na Suframa se o Planalto entender que meu nome seria uma boa opção; contudo, sem nomeação é difícil falar sobre Suframa”, ponderou.

Ainda segundo Rebecca, sua primeira ação à frente da autarquia é criar uma agenda institucional, ouvindo representantes do setor industrial e servidores da Suframa, se for nomeada ao cargo de superintendente. “Independente de quem venha assumir tal cargo, seria necessário ouvir os funcionários da Suframa e os representantes da Indústria do Polo Industrial de Manaus (PIM), para construir uma pauta de prioridades”, disse ao Jornal do Commercio.

Nos bastidores da política, em Brasília (DF), corre rumores de que a presidente Dilma Rousseff voltou a consultar a bancada amazonense no Senado, na tentativa de dar um ponto final à indicação do nome que irá assumir a Suframa.

Gustavo Igrejas está prestes a completar um ano à frente da autarquia assinando como superintendente em exercício da Suframa. Igrejas viajou na segunda-feira (2), para a capital federal onde participou de reuniões no Mdic (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), a agenda não foi divulgada.

O senador Omar Aziz (PSD) foi alvo de especulações sobre eventual indicação da exdeputada Rebecca Garcia para ocupar o cargo de superintendente da Suframa. Por meio da assessoria de comunicação, o senador ratificou que ele não indica, não aprova, nem desaprova ninguém. O que ele sempre sugeriu foi um técnico na Suframa, mas quem nomeia é a presidente Dilma.

Ainda segundo a assessoria do senador, Omar nunca citou ou comentou nomes para esse cargo e nem para qualquer outro. Isso é premissa da independência dele, o que permite defender os interesses do Amazonas em todas as circunstâncias. Sobre o posicionamento direto em relação ao nome da ex-deputada Rebecca Garcia ser o indicado para titular da Suframa, Omar deseja boa sorte.

De acordo com o governador José Melo (PROS), é prerrogativa exclusiva da presidente Dilma Rousseff indicar o superintendente da Suframa. “Eu sempre disse que quem nomeia é a presidenta Dilma. Então do mesmo jeito que eu não quero que ela venha querer indicar o meu secretário de Educação, eu também não quero indicar ninguém dela. Esse cargo é dela, e ela nomeia quem ela quiser”, frisou.

O governador também ratificou que para o comando da Suframa o ideal seria um técnico com a expertise para recuperar a autonomia da Autarquia. “O que sempre falei é que gostaria que se indicasse alguém que pudesse ter o conhecimento técnico, político, teórico, etc. para tocar o modelo para frente. Porque ele é um modelo que nos sustenta. Se vier ser a Rebecca a nomeada, eu não tenho nada a opor. Afinal de contas é da presidente esse cargo”, disse.

Agora, se a ex-deputada Rebecca Garcia terá poder de articulação técnica e política suficientes para resgatar a autonomia da Suframa e sanear os problemas institucionais da autarquia, só o tempo dirá. “Eu conheço muito pouco a Rebecca. O que eu conheço da Rebecca é das nossas andanças políticas ela sempre esteve em grande parte do nosso lado. Eu conheço a Rebecca política a Rebecca técnica para cuidar da Suframa eu não conheço”, concluiu José Mélo.

Segundo o presidente do Cieam, Wilson Périco, é prioritário resolver a nomeação do superintendente da Suframa e dar início a recuperação da autonomia da Autarquia. “Primeiro precisamos resolver essa situação logo. Precisamos resgatar a autonomia da Suframa e a sua representatividade. Se é utopia nós regatarmos todo o dinheiro que foi contingenciado pelo governo federal, não é utopia fazer com que o dinheiro arrecadado das empresas fique aqui”, objetivou.

Sobre o perfil ideal para assumir a Suframa, Périco além de defender um nome com know-how, ele acredita que nesse momento em que o país passa por uma de suas piores crises, também terá que ser um exímio articulador político para promover os interesses conquistados pela Zona Franca de Manaus, até 2073. “Tem que ser uma pessoa que conheça e que consiga o apoio de todos os agentes políticos da região de abrangência da Suframa. Recursos temos e, temos que voltar a ter a autonomia sobre as ações que tragam investimentos para todos os Estados que compõe a Amazônia Legal”, finalizou.

Fonte: JCAM


Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House