CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Digitalização industrial: implantação do 5G em redes privadas irá permitir adequação à Indústria 4.0

  1. Principal
  2. Notícias

04/07/2022

A umentar a produtividade, diminuir custos operacionais e usar ao máximo ferramentas tecnológicas e dados a favor do crescimento empresarial pode parecer sonho de consumo, mas distante de ser sonho e mais próximo à realidade, a faixa de frequência de 3.7 a 3.8 GHz para 5G liberada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), para utilização em serviço privado é um passo importante para que as indústrias do PIM (Polo Industrial de Manaus) possam instalar redes 5G privadas para o desenvolvimento de seus projetos.

Outra notícia boa é que Manaus, de acordo com o governo federal, é uma das 15 cidades que estão com a legislação adaptada para receber o 5G. Com o cenário favorável, o INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico) e a Nokia estão atuando na implantação da infraestrutura da nova tecnologia 5G para redes privadas em empresas que desejem se adequar à Indústria 4.0, de acordo com as características de cada companhia, apresentando soluções personalizadas e compatíveis com o negócio, permitindo, assim, que possam otimizar as ferramentas tecnológicas. A parceria entre o INDT e Nokia reforça a expertise e credibilidade das duas empresas, conforme diz Renato Bueno (foto), diretor de Negócios para a América Latina na Nokia. “A Nokia está à frente da implantação de redes empresariais de missão crítica e participa ativamente no desenvolvimento do uso de redes privadas em diversos setores, como mineração, agricultura e manufatura.

Globalmente, implantamos 2.200 redes de missão crítica, dentre as quais 450 são redes LTE sem fio de nível industrial. As redes 5G, por entregarem maior taxa de transferência, menor latência e níveis de segurança incomparáveis , vêm se estabelecendo como estruturas fundamentais para a Indústria 4.0. Estamos muito contentes em poder firmar essa parceria com o INDT e agradecemos a confiança do Instituto em nosso trabalho”. Pensando nas diversas frentes de trabalho relacionadas ao 5G, o INDT possui outras parcerias com importantes instituições como a iniciada em 2020 com o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações).

A parceria com a companhia promove uma forte atuação na área de capacitação em 5G, oferecendo uma gama de cursos e ser viços de treinamentos às indústrias. Outra frente é o desenvolvimento de análises e consultorias para que as empresas entendam as aplicações e cenários possibilitados pelo 5G dentro do contexto de Indústria 4.0. “Atualmente possuímos 2 projetos em andamento para implantação de soluções com redes 5G privadas. Esses projetos estão sendo realizados com nosso cliente Jabil Industrial do Brasil Ltda, multinacional americana que atua em Manaus (AM) como comércio atacadista de componentes eletrônicos e de telefonia e comunicação.

Esses projetos correspondem ao desenvolvimento de robôs móveis autônomos e localização indoor para fluxo de material, além de inspeção automática por imagens de placas de circuito impresso, utilizando altas resoluções”, comenta Sérgio Abreu, engenheiro eletricista técnico do INDT. Para conhecer os serviços oferecidos pelo INDT, basta acessar o portal (https:// www.indt.org.br/contact)

Fone: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House