18/11/2013
Pensando nisso alguns órgãos municipais e estaduais, escolas e outras instituições não devem funcionar durante todo o evento.
No Amazonas, a maioria das pessoas não terá problemas para acompanhar o Mundial. Segundo a Agência de Comunicação do Estado (Agecom), o Governo vai decretar ponto facultativo durante os jogos da Seleção Brasileira e das partidas que acontecerão na Arena da Amazônia, na primeira fase do Mundial.
“Para evitar problemas no trânsito e por uma questão de segurança, principalmente, o governador deve decretar feriado nos dias de jogos do Brasil e na Arena também”, explicou Miguel Capobiango - coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa - UGP.
Opiniões divididas
Com apenas cinco dias úteis, os manauenses poderão aproveitar tudo que uma Copa do Mundo pode proporcionar. Além do show dentro dos campos, os torcedores terão, na primeira fase do torneio, oito dias para fazer o que quiser. Mas nem todas as pessoas aprovam a ideia.
O CRAQUE foi às ruas ouvir a opinião dos trabalhadores sobre essa “folga prolongada”. No Distrito Industrial de Manaus, as empresas já começam a traçar um planejamento específico para a data. “O que as empresas industriais devem fazer é a antecipação da produção ou a antecipação das férias de dezembro para o mês de junho. Vamos ficar muito tempo parado, mas se houver planejamento (por parte das empresas) não haverá prejuízo. A Copa é um evento especial e nós temos que fazer o possível para que tudo aconteça da melhor forma possível”, disse Wilson Périco, presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).
Antecipar a produção e as férias. É exatamente esse o esquema que algumas empresas devem adotar durante o Mundial no Brasil. A CCE, em Manaus, já avisou alguns funcionários que eles terão 15 dias de férias em dezembro e que os outros 15 serão tirados em junho, durante a primeira fase da Copa. A proposta divide opiniões.
“Eu gostei da ideia, afinal vou poder assistir aos jogos do Brasil e torcer bastante também, claro”, disse Rosiane Pereira - operadora multifuncional.
Mas o companheiro de trabalho de Rosiane, Janderson Lima não concorda com essa folga no meio do ano. “Para quem gosta de farra isso é ótimo, mas para quem estuda, como eu, tirar 15 dias de férias em junho não terá muita vantagem”, comentou.
Festa e planejamento
Por conta da segurança e da logística no trânsito da cidade, os dias de jogos do Brasil e jogos em Manaus serão decretados feriados, segundo adiantou a Agência de Comunicação do Governo do Estado (Agecom) ao CRAQUE. Enquanto os trabalhadores comemoram a folguinha a mais, o comércio, a indústria e as instituições de ensino se planejam para não ter a produção prejudicada pelos feriados.
Instituições de ensino se adaptam
Por conta da Copa do Mundo, as escolas municipais e estaduais, assim como as universidades terão que reformular o calendário letivo, para que os alunos não sejam prejudicados.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), após reunião com representantes de servidores, decidiu que as aulas da rede estadual começarão na primeira semana de fevereiro, com férias na primeira quinzena de junho. Já a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) só deve definir o calendário do ano que vem em uma reunião do Conselho Universitário, no dia nove de dezembro.
Município
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou uma proposta ao Conselho Municipal de Educação, onde as aulas iniciam no dia cinco de fevereiro e encerram no dia 19 de dezembro. Com a recuperação nos dias 22, 23 e 26 de dezembro. Com o recesso escolar de 14 a 28 de junho, as aulas nos dias dos jogos do Brasil serão suspensas e repostas aos sábados, mas a ideia ainda não foi aprovada.
Fonte: Portal Acrítica.com.br