CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Desemprego avança para 12% em janeiro

  1. Principal
  2. Notícias

27/02/2019

Notícia publicada pelo Jornal Extra

A taxa de desemprego no Brasil foi de 12% no trimestre encerrado em janeiro, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira. A taxa teve um crescimento de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em outubro, que serve como base de comparação para o dado atual.

A quantidade de brasileiros desempregados aumentou 2,6%, totalizando 12,7 milhões de pessoas sem emprego frente ao trimestre terminado em outubro de 2018. Este aumento significa que 318 mil pessoas ficaram desempregadas no período. Os analistas esperavam uma taxa de desemprego em linha com o que foi divulgado. De acordo com a sondagem da agência Bloomberg, o percentual de janeiro ficaria em 11,9%.

Por sua vez, o percentual de desalentados (pessoas que desistiram de procurar emprego porque se acham despreparadas ou com idade incompatível para uma recolocação no mercado, por exemplo) ficou estável na comparação com o trimestre encerrado em outubro, com 4,7 milhões de brasileiros nesta situação. Já quando a comparação é feita com o mês de janeiro de 2018, houve um aumento de 6,7% no grupo (4,4 milhões naquele trimestre).

– O aumento na taxa de desocupação já era esperado. Sazonalmente, o mês de janeiro é característico pela dispensa de trabalhadores temporários na indústria, agricultura, comércio e até na administração pública – explica Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. – A conjuntura política e econômica do país, em relação ao aumento da desocupação, não influenciou muito o indicador. A queda já era prevista.

A quantidade de brasileiros que trabalham por conta própria atingiu o recorde da série histórica em janeiro deste ano. De acordo com o IBGE, 23,9 milhões de pessoas estavam nesta situação. Houve um aumento de 1,2% na comparação com outubro; já na comparação com janeiro de 2018, o aumento foi de 3,1%. Em um ano, 719 mil brasileiros passaram a trabalhar por conta própria.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House