CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Desempenho do setor despenca no PIM

  1. Principal
  2. Notícias

06/12/2013

Se por um lado, a aprovação da PEC (proposta de emenda constitucional) da música contribuiu para alavancar o setor de CDs e DVDs no âmbito nacional, conforme já era previsto, as consequências no PIM (Polo Industrial de Manaus) foram desastrosas.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta semana, com uma alta de 13,1% o setor de edição, impressão e reprodução de gravações foi o que mais cresceu no mês de outubro em relação a setembro. Por outro lado, no PIM, houve uma queda de 82,06% nas vendas destes produtos no mesmo período. De acordo com informações dos Indicadores da Suframa, enquanto em setembro a Zona Franca de Manaus vendeu 12.671.044 unidades de CDs, DVDs e CD-Roms, no mês seguinte, esse número despencou para apenas 2.267.496. No acumulado de 2013, a produção do setor no PIM já apresenta retração de 20,08%.

O presidente do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas), Valdemir Santana, é pessimista em relação ao futuro do segmento em 2014. Valdemir afirma que as empresas deste setor instaladas no PIM, embora apresentem uma redução drástica das atividades, só não fecharam totalmente as portas apenas devido a contratos que ainda estão sendo cumpridos.

“Essas empresas já estavam com problemas. A questão da PEC da Música só acelerou a diminuição dos investimentos e aumentou o desemprego para esses trabalhadores. Elas estão praticamente só fechando contratos que foram firmados em 2013. Ninguém sabe como vai ficar em 2014”, disse.

A previsão do presidente do Sindmetal é de que os cerca de três mil trabalhadores deste setor sejam reduzidos para menos de mil nos próximos meses, que servirão principalmente para a produção de DVDs e Blue-Rays. Na opinião dele, embora no passado a atividade principal fosse a produção de mídias áudio- fônicas, serão justamente esses novos formatos os responsáveis pela sobrevivência do Polo de edição, impressão e reprodução de gravações na ZFM.

“CD é complicado ficar. Não tem como. Empresas que tinham mil funcionários agora têm cem. As empresas estão diminuindo as atividades, mas não estão fechando em sua totalidade para fazer outra atividade. O setor não vive só de CD, vive também de Blue-Rays e DVDs”, ressaltou.

Morte Anunciada

Em matéria publicada em setembro pelo Jornal do Commercio, o presidente do Sindicato das Indústrias de Meios Magnéticos e Fotográficos do Estado do Amazonas, Amauri Carlos Blanco, já anunciou que “não haveria vida” para o segmento com a aprovação da PEC. Segundo o Sindicato, existem hoje 3,5 mil trabalhadores do setor no PIM. Número 65% menor do que havia em 2005, onde cerca de 10 mil trabalhadores frequentavam as fábricas do segmento em Manaus.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House