CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Descarte ilegal de lixo do PIM entra na pauta da Globo

  1. Principal
  2. Notícias

29/07/2015

A reportagem do programa Globo Natureza, em São Paulo, está elaborando uma matéria sobre os focos de lixões em todo o Brasil e chamou a atenção da produção do programa o caso que vem ocorrendo com as empresas do Distrito Industrial, em Manaus. O produtor da pauta, jornalista Maurício Maia, informou que foi pesquisar o assunto na internet e viu que havia uma investigação em curso no Ministério Público do Estado do Amazonas sobre denúncias de descarte irregular de multinacionais do PIM (Polo Industrial de Manaus) em áreas verdes na zona leste da cidade. O Globo Natureza está levantando dados sobre o assunto para verificar a possibilidade de enviar uma equipe à capital amazonense para visitar os focos de lixões e conversar com os executivos das indústrias sobre essa denúncia de crime ambiental. As indústrias culpam as empresas terceirizadas pela irresponsabilidade ambiental, mas a lei federal diz que a geradora do resíduo é responsável por ele até seu descarte final. A investigação do MP foi tema de reportagem do AMAZONAS ATUAL .

Caso antigo

O autor da denúncia dos lixões ao Ministério Público, vereador Everaldo Farias (PV), iniciou a conversa com o produtor da Globo, Maurício Maia, e afirmou que o caso surgiu após moradores que vivem nas proximidades dos lixões na zona leste pedirem intervenção da Câmara de Manaus no caso que já durava mais de dois anos sem nenhuma solução.

Sabino fora


O ex-deputado federal Sabino Castelo Branco está com os dois pés fora do comando estadual do PTB no Amazonas. Articulações para a saída do ex-parlamentar da direção da legenda estão sendo feitas em Brasília e no Rio de Janeiro durante há algumas semanas, conforme apurou o AMAZONAS ATUAL . Até o fim desta semana a presidente nacional da sigla, Cristiane Brasil, filha do ex-deputado Roberto Jefferson, deve bater o martelo, mas nos bastidores já é dada como certa a "degola" de Sabino.

Unidos na defesa


Depois do próprio secretário da SSP, Sérgio Fontes, admitir a possibilidade de existir um grupo de extermínio na Polícia Militar, no programa Fantástico, o vereador Arlindo Júnior (Pros), usou todo o tempo que teve, nesta terça-feira, 28, na tribuna da Câmara Municipal para dizer que "não acreditava nessa suspeita" e que a maioria dos policiais do Amazonas é formada por homens de bem. Arlindo segue o mesmo discurso do seu líder político, José Melo (Pros), que disse desacreditar na teoria de Fontes. Só lembrando que na chacina de 34 mortes em Manaus, grande parte das balas encontradas nas vítimas saíram de armas de uso exclusivo das polícias Civil e Militar.

Discurso frágil


O discurso de Arlindo Júnior não resiste sequer aos números. Não custa lembrar ao vereador que nunca se questionou a idoneidade da maioria dos policiais, até porque o efetivo da PM no Estado é de 10 mil. Se confirmada as suspeitas de grupo de extermínio, os membros não devem chegar a duas dezenas, o que não deixa de ser um fato grave que merece ação enérgica do governo.

Interesse em 2016


O autor da CPI dos Combustíveis na CMM, vereador Mário Frota (PSDB), chamou a imprensa, na segunda-feira, 27, para dizer que havia "forças ocultas" para que alguns vereadores retirassem os nomes do requerimento que solicitava a investigação da denúncia de cartel de postos de combustíveis em Manaus. Nos bastidores do Legislativo e do Executivo Municipal, sabe-se que o que existe são interesses ocultos ligados à campanha eleitoral de 2016 tanto para quem retirou a assinatura quanto para quem a manteve.

Semef esclarece


A assessoria de imprensa da Semef entrou em contato com o AMAZONAS ATUAL para dizer que a anistia de juros e multas devedores da prefeitura prometida pelo secretário da pasta, Ulisses Tapajós, durante reunião na Cieam, no último dia 23, será apenas para dívidas de 2014 e anos anteriores inscritas na Dívida Ativa Municipal, e não contempla os débitos deste ano. Muitos empresários pretendiam deixar de pagar juros e multa do primeiro semestre de 2015, confiando na possibilidade de ter os descontos na campanha da Semef, prevista para agosto.

Terceirização em audiência

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), com o apoio da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), realiza nesta quarta-feira, 29, audiência pública para debater o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2015, que libera a terceirização ilimitada, inclusive, da atividade fim ou atividade principal de uma empresa. A audiência, que será presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), começa às 14h, no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Fonte: Amazonas Atual

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House