CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Defesa do Fundo Amazônia

  1. Principal
  2. Notícias

13/08/2019

Notícia publicada pelo jornal Acrítica

Cley Medeiros

Deputados estaduais e cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) "saíram" em defesa dos recursos do Fundo Amazônia, responsável pelo financiamento de pesquisas em desenvolvimento sustentável no Estado, e que atualmente enfrenta críticas do Governo Bolsonaro sobre a qualidade dos projetos desenvolvidos.

Os discursos ocorreram durante sessão especial em comemoração dos 65 anos de atuação do Instituto, realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), nesta segunda (12). "Nós já enfrentamos outros cenários de dificuldades financeiras, no entanto, o Inpa tem um papel de importância mundial, e é prioridade para nós, como instituição, criar e fortalecer novos laboratórios, neste aspecto, o Fundo Amazônia é vital para fortalecer e ampliar as ações do Inpa", afirma Antônia Maria Ramos, diretora do Inpa, que ao comentar a falta de recursos que a instituição atualmente enfrenta, a diretora afirma que "é preciso dos jovens, de pessoas que brigam mais".

Desde 2015, o Inpa vem sofrendo com a diminuição dos repasses promovidos pelo Governo Federal e, atualmente, o contingenciamento ultrapassa a casa dos R$ 40 milhões, seguindo a política liderada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, no qual o Inpa é subordinado.

A homenagem foi uma proposta do presidente da ALEAM, Josué Neto (PSD), que criticou as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que "dispensou" os repasses de 155 milhões de euros, oriundos da Alemanha, para manutenção do Fundo.
"A gente fica triste, em um momento que precisamos de recursos e infelizmente, o presidente afirma que esse dinheiro não vai fazer falta".

O autor da proposta também defendeu as ações promovidas pelo Fundo, segundo o deputado "os recursos chegam não só para a pesquisa, mas também para investir na qualidade do Deputados e pesquisadores discutiram questões ambientais em sessão especial em comemoração dos 65 anos do Inpa povo ribeirinho".

O repasse do Fundo Amazônia foi suspenso pelo país europeu, após o Governo Federal demitir o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na última semana.
"Nós esperávamos o contrário do presidente", afirmou Josué Neto.

Durante pronunciamento, o deputado estadual Dermilson Chagas (PP), pediu que houvesse melhor aplicação dos recursos do Fundo. "Eu tenho dados do BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento] apontando que cerca de R$ 100 milhões foram aplicados a ONG's que atuam na Amazônia, e que gastam boa parte dos recursos com salários, o que não demonstra ser positivo para um resultado mais eficaz que o Fundo poderia oferecer".

Após o encerramento da sessão especial, a diretora do Inpa foi aplaudida de pé ao citar a importância do Instituto para a Amazônia. "Somos a favor da floresta em pé, somos a favor da sustentabilidade, somos a favor da ciência brasileira", disse a gestora.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House