11/04/2022
O novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (QAB/AM), Jean Cleuter, colocou a classe à disposição das autoridades amazonenses para buscar meios de preservar a Zona Franca de Manaus (ZFM). A 401' gestão do órgão que representa a advocacia foi empossada na manhã desta sexta-feira para o triênio 2022-2024 no Teatro Amazonas, Centro de Manaus.
“Temos que pensarem um Brasil de forma larga e a ZFM é uma matriz econômica consolidada. A OAB Amazonas está à disposição das autoridades competentes para colaborar e cooperar para o que for necessário nas lutas e embates para a preservação desse exitoso modelo econômico e com a manutenção dos 100 mil empregos necessário para a economia do Amazonas. Se a Zona Franca não existisse nós não estaríamos aqui hoje”, declarou o presidente da OAB/AM.
Outro destaque na fala do Cleuter foi o posicionamento contra a desinformação. Segundo ele, a liberdade de expressão e de imprensa são asseguradas a todos os cidadãos e são uma vitória da democracia, no entanto, é preciso lutar contra as notícias Falsas que devem ser “combatidas a todo custo”.
“As redes sociais e demais veículos de comunicação, que são usados para propagar inverdades e atacar a honra de qualquer pessoa, não vamos permitir isso! Estaremos vigilantes para que tenhamos eleições limpas sem propagação de desinformação. Nossa defesa será sempre em favor para o pleno exercício da democracia e do voto consciente. Responsabilizando qualquer tentativa de ataque ao Estado democrático de Direito, sempre pautado pela independência da OAB”, reforçou Jean Cleuter.
SIMONETTI
A nova gestão foi declarada empossada pelo presidente nacional da OAB, José Alberto Simonetti, Em feia durante o evento, ele assegurou que a defesa das vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus estão entre as prioridades dele à frente da advocacia brasileira.
“Esse movimento é de levar para o debate nacional as questões do nosso Estado. É hora de através de uma união de esforços encontrarmos uma solução para a ZFM cujo modelo já não comporta o desenvolvimento da região que tanto tem contribuído com o país. Por isso não abriremos mão de nenhum projeto que beneficie o nosso povo. A defesa da nossa ZFM já é uma das nossas prioridades”, afirmou Simonetti.
A nova OAB-AM representa mais de 17 mil advogados. Com a promessa de construir pontes entre o Judiciário, Legislativo, Executivo e a sociedade civil, junto a Cleuter, passam a compor diretoria da OAB-AM, a vice-presidente, Aldenize Aufiero; secretaria geral Ornara Gusmão; tesoureiro, Sérgio Cruz; secretário-adjunto, Plínio Nogueira.
Prefeito fala em ação no Supremo
Presente ao evento da OAB-AM, ontem, o prefeito David Almeida (Avante) disse que tem conversado com o Avante para ajuizamento no STF de um ação contra o decreto do IPI que ão poupou a ZFM, apesar de ainda dizer que o diálogo está de pé. “Ainda estamos em tratativas de um acordo consensual através do diálogo, caso isso não ocorra, nós vamos ingressar com uma ação para que o PIM seja preservado conforme a constituição determina”, declarou.
Questionado o ajuizamento de uma ação, o governador Wilson Lima (PSC) respondeu que é preciso tratar o assunto com serenidade, porque além dos investimentos das empresas então em jogo os empregos dos amazonenses, mas reafirmou que caso os anseios do Estado não sejam atendidos a ação será levada ao STF.
“É preciso saber como o Ministério da Economia vai publicar esse decreto. A nossa expectativa é que os produtos da ZFM estejam fora dessa redução do IPI e se isso não acontecer, se algum setor do PIM for afetada por isso agente vai recorrerão STF”.
Frase
“Não abriremos mão de nenhum projeto que beneficie o nosso povo. A defesa da nossa ZFM já é uma das nossas prioridades”
José Alberto Simonetti Presidente nacional da OAB