CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Decreto muda a rotina no polo industrial

  1. Principal
  2. Notícias

20/01/2021

Fonte: Valor Econômico 18/01/2021

Por Daniela Braun e Marli Olmos — De São Paulo

A rotina nas fábricas do Polo Industrial de Manaus mudou para atender ao Decreto 43.282/21, do governo do Amazonas, que estabelece novas medidas de restrição para combater a pandemia, incluindo a proibição de circulação de pessoas entre 19h e 6h.

A Honda, uma das maiores empresas da região, paralisou a produção na fábrica de motocicletas na sexta-feira para adequar-se às novas exigências. A BMW informou que já conseguiu adequar os horários de entrada e saída dos 175 funcionários que trabalham na fábrica de motocicletas em Manaus. Anunciado na quinta-feira, o decreto inclui toque de recolher de recolher e fechamento de atividades, exceto serviços essenciais como farmácias e supermercados, por dez dias. A indústria pode funcionar.

Com 14 mil trabalhadores, as dez fábricas de motos e quatro de bicicletas instaladas em Manaus reduzirão o ritmo de trabalho, segundo Paulo Takeuchi, diretor-executivo da associação do setor (Abraciclo). Por conta do aumento da demanda daqueles que preferem transporte individual, a indústria estava operando praticamente a plena capacidade. Há filas de espera no mercado.

“A ideia era recuperar rapidamente os dois meses em que passamos parados no início da pandemia”, disse Takeuchi. Mas, com as novas medidas restritivas, as empresas terão que mudar a rotina. Muitas vão optar, segundo o executivo, por esquemas de rodízio entre os funcionários. Segundo ele, as fábricas do setor têm seguido rígidos protocolos de segurarança e reforçaram as ações preventivas com os funcionários na véspera das festas de fim de ano.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House