CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Governador interino cogita mudança de gestores de 12 secretarias

  1. Principal
  2. Notícias

09/05/2017

Reportagem publicada no portal Brasil Norte de Comunicação (BNC)

O governador do Amazonas interino, David Almeida (PSD), cogitou nesta terça, dia 9, a possibilidade de trocar pelo menos 12 secretários que faziam parte da gestão do governador cassado José Melo (Pros).

Foi durante almoço, no mercado municipal Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus, sua primeira agenda após ter tomado posse como governador.

Perguntado quais seriam esses gestores, David retrucou dizendo que isso é pauta para amanhã.

Por insistência do BNC, que o indagou sobre os maiores orçamentos do estado, como saúde e educação, o governador sinalizou que poderá trocar os gestores.

Hoje, as duas pastas são comandadas por duas pessoas da confiança de Melo: Algemiro Ferreira (Seduc) e Mercedes Gomes (Susam).

Até aqui, David já falou em mudanças na Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), para a qual escalou o jornalista Cláudio Barboza, seu diretor de comunicação na Assembleia Legislativa (ALE-AM).

Ontem à noite, ele se reuniu com a cúpula da segurança pública e indicou que vai manter no comando da pasta o delegado federal Sérgio Fontes, o comandante da PM, David Brandão, o delegado-geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Fernando Pires Júnior.

Dessa reunião, o presidente do Detran, Leonel Feitoza, órgão do sistema de segurança pública, não participou. E também nada se falou sobre.

Na Casa Civil, ele deve manter José Pacífico, com quem conversou por volta das 15h de hoje.

Outro secretário que chamou para conversar e pediu para manter o trabalho foi Jorge Júnior, da pasta de planejamento (Seplan).

Na Sefaz (fazenda), haverá mudança. A primeira já ocorreu, antes que David pedisse o cargo. Trata-se de Hisashi Toyoda, secretário-adjunto de Receita, que pediu exoneração.

Ele seria o primeiro alvo do governo interino. Isso porque Hisashi teria atraído a fúria dos parlamentares depois que mandou fechar, antes da Semana Santa, o restaurante da Assembleia Legislativa.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House