22/09/2015
De acordo com a assessoria da Sefaz-AM, nada foi fechado porque o governo não encontrou um ponto de equilíbrio entre o auxílio ao setor e a necessidade do Estado em não deixar a arrecadação cair. O grupo que estuda a problemática continua analisando as possibilidades para encontrar a melhor solução para o setor produtivo e para o Estado.
Entra as opções estudadas estavam: 1) sacrificar a contribuição que as indústrias dão à UEA (Universidade do Estado do Amazonas) ou 2) aumentar o percentual de crédito estímulo de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Por um lado o governo do Amazonas, que cortou secretarias e cargos e tem sofrido com queda na arrecadação tributária – não quer abrir mão de receita.
As negociações vinham ocorrendo há quatro meses. Atualmente, as empresas de motocicletas têm, em média, 55% de renúncia do ICMS, mas em alguns casos chega a 60%, dependendo do nível de verticalização do fabricante.
Cluster
A importância deste setor se traduz em números: é o segundo com maior faturamento do PIM, formado por 13 montadoras de bens finais e um cluster de 60 empresas fornecedoras de insumos e componentes.
O desemprego é recorrente. A Moto Honda, que ostentava o título de maior empregadora do PIM, com 10 mil empregos, hoje possui 7 mil funcionários. Só a Honda detém 90% de participação no mercado de motocicletas do Brasil.
Queda Generalizada
Conforme levantamento divulgado pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a produção de motocicletas em agosto registrou 114.162 unidades, volume 11,6% superior a julho (102.330), que contou com período de paralisação para férias coletivas nas fabricantes localizadas no PIM. Em comparação a igual período do ano passado (129.767), os índices são negativos, com decréscimo de 12%. Já no acumulado do ano a retração chega a 11,9%, passando de 1.038.714 motocicletas, em 2014, para 914.752, em 2015.
As vendas no atacado – das montadoras para suas concessionárias – totalizaram 101.927 unidades em agosto, contra 93.654 em julho, o que equivale a um crescimento de 8,8%, e queda de 15,7% frente ao mesmo mês de 2014 (120.941). Em relação à comercialização interna dos oito primeiros meses de 2015 (854.674), a retração foi de 10,1%, quando comparado a 2014, com 950.684 unidades.
Com fabricantes concentradas no Amazonas, o Brasil é considerado o 6º maior produtor de motocicletas e o 4º maior fabricantes de bicicletas do mundo.
Fonte: Amazonas Atual