CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Crise reduz oferta de vagas nos Sines e qualificação é saída para trabalhador

  1. Principal
  2. Notícias

26/08/2015

O número de vagas disponíveis pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) no mercado de trabalho está menor com a crise econômica e a alternativa dos trabalhadores para driblar a situação é buscar qualificação. A análise é das unidades do Sine e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

No Sine/Manaus, o número de vagas abertas em julho deste ano foi de 1.041. O resultado é 43,9% menor que as 1.857 vagas disponibilizadas no mês de 2014. "As empresas estão em situação difícil (para contratar). O distrito (industrial) foi um que diminuiu bastante, o que mais deixou de ofertar vagas", explica o diretor do Sine/Manaus, Murilo Cunha.

A crise econômica no País e as incertezas políticas têm deixado as empresas em 'compasso de espera', na avaliação do presidente da ABRH, Roberto Chagas. "Se ela (empresa) tem um número de admissões, ela acaba esperando pra ver os sinais. Se você admite e depois não dá certo, o custo não é só financeiro, tem também o clima na empresa", explicou .

No Sine/AM, até junho, foram 3.592 vagas contra 6.884 no mesmo período de 2014, segundo dados da Secretaria de Trabalho do Estado (Setrab) - uma queda de 47%.

Fonte: Diário do Amazonas

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House