CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Crise persiste no Polo de Duas Rodas

  1. Principal
  2. Notícias

04/02/2015

Os números negativos do setor de duas rodas, divulgados na última segunda-feira (2) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), confirmam o pessimismo da indústria em relação ao desempenho do segmento para o ano de 2015. De acordo com Athaydes Mariano Félix, vice-presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) existe a possibilidade de que neste ano a produção e as vendas de motocicletas fiquem abaixo do que foi registrado em 2014 – que já foi considerado um péssimo ano para o setor.

“Se for muito bom este ano será igual ao ano anterior. Nossa perspectiva de que neste ano haverá muitas turbulências e por isso estamos torcendo para ser igual 2014. Se for igual já está bom”, afirmou.

Segundo dados divulgados no último dia 6 de janeiro pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), o Polo de Duas Rodas fechou o ano passado com queda de 3,73% no faturamento, impactado pelas dificuldades de acesso ao crédito para a compra de motocicletas, registrando R$ 12,5 bilhões.

Empregos serão mantidos

Mário Okubo, Gerente Institucional da Moto Honda da Amazônia, também demonstra ceticismo em relação à recuperação do Polo de Duas Rodas neste Ano.  Apesar das dificuldades no cenário político e macroeconômico, Okubo afirma que a Moto Honda deverá manter os mesmos níveis de emprego e produção registrados nos últimos 12 meses.

“2015 será um ano difícil e deverá ser o ano que devemos superar, com investimentos e tecnologia, como é a filosofia da Honda, para manter os empregos. O cenário é desfavorável, é necessário equilibrar as contas públicas. Portanto, precisamos aumentar as receitas e reduzir os gastos públicos. Só que no momento somente os impostos tiveram o reajuste. Resumindo, tudo fica mais difícil se for mantida a política atual e a sua estrutura”, garantiu o Gerente.

Números

De acordo com dados da Fenabrave, as vendas de motocicletas apresentaram, no mês de janeiro, uma queda de 14,9% em relação a dezembro de 2014 em todo o território nacional. Nos primeiros 31 dias deste ano, foram comercializadas 108.640 unidades, contra 127.719 motos no mês anterior.

Já na comparação com janeiro do ano passado, quando foram vendidas 133.659 motos, a queda foi ainda maior: 18,7%.

O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr, explica que além da antecipação de compras, historicamente, o mês de janeiro é um período de vendas mais baixas, em função do aumento de gastos da população, que ocorre no início do ano, como o pagamento do IPVA, IPTU, material escolar, entre outros.

“Além da sazonalidade, o baixo desempenho da economia, ao fim de 2014, faz com que o consumidor pense mais na hora de assumir uma dívida de longo prazo. Esperamos que este cenário mude no decorrer de 2015”, pontua Alarico Assumpção Jr.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House