CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Crise faz linha branca "voltar no tempo"

  1. Principal
  2. Notícias

13/11/2015

A crise econômica que afeta a indústria de modo geral fez com que os níveis de produção da chamada linha branca retornasse aos mesmos níveis de quatro anos. Quem faz a avaliação é Sérgio Silva, gerente-geral da Whirlpool em Manaus. Segundo o gerente, as características da planta da fábrica em Manaus contribuíram com um recuo de aproximadamente 35% na produção local de aparelhos de micro-ondas e ar-condicionado Split e de panela, lavadoras de louças e secadoras de roupas, produtos que são fabricados na capital amazonense.

"São produtos que são bens duráreis, grandes, caros e que têm um ciclo de revitalização maior. Um consumidor que compra um condicionador de ar hoje, não irá trocar no ano que vem. São produtos que não são supérfluos, mas também não são produtos de primeira necessidade. Com isso, esses produtos se tomam os primeiros a serem afetados em um momento de crise financeira. Manaus, em detrimento ao restante do Brasil, tem essa concentração de produtos", avaliou Silva.

No caso dos ar-condicionados, especificamente, existe uma perspectiva de que a chegada do verão no Sul e Sudeste brasileiros, para onde mais de 90% da produção destes produtos é vendida, poderá aliviar um pouco os prejuízos. No entanto, um erro de avaliação feito no ano passado, provocou um inchamento nos estoques tanto da fábrica como do mercado. Diante do cenário, a expectativa para 2016 ainda é de estagnação.

"O fato é que no ano passado, ninguém tinha a visão de que uma crise desta magnitude fosse se estabelecer. As perspectivas, no ano passado, eram de crescimento em relação a 2013. Então, no fim de 20x4, nossos clientes entraram o ano de 2015 com muito estoque dos nossos produtos. Não só eles (clientes) estavam estocados, mas nós (fábrica) também ficamos abarrotados com produtos para poder fazer a roda girar, mas a roda não girou. Agora, com 0 calor, chegou a hora do varejo desovar 0 estoque e as fábricas voltarem a reabastecer. Só que para essa volta o mercado já tem um estoque grande de produtos. Se tiver alguma melhora, em Manaus, será somente em 2017", avalia.

Mesmo com a necessidade de ajustar a produção, 0 gerente garante que não houve cortes de pessoal. No entanto, as contratações de temporários será menor em 2015.

"Nosso quadro-base está OK. O que estamos observando é que a subida, para a demanda da alta sazonalidade para este ano está muito menor que no ano passado. Falando em desligamentos, por conta deste efeito, não estamos demitindo, mas sim contratando menos", afirmou.

PPBs Com relação ao acordo firmado no mês passado entre a diretoria da Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) e Aficam (Associação das Empresas de Componentes do Polo Industrial de Manaus), intermediado pela SeplanCTI (Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Inovação), no sentido de manter inalterados os termos do atual PPB (Processo Produtivo Básico) na fabricação de aparelhos de ar-condicionado Split, Sérgio Silva afirma que o adensamento da cadeia produtiva já estava prevista na elaboração dos PPBs e que as empresas cumprem a determinação legal. Segundo ele, mais de 6o% do material é nacional, e isso já estava previsto no PPB.

"O aço já é local, embalagem, plásticos. Então não há desacordo com a cadeia local. A proposta do PPB é promover um adensamento da cadeia ao longo do tempo, dividido em três fases. Os Split têm PPB vigente, que foi acordado há três anos e já previa este crescimento. Estamos respeitando as regras do PPB. Não teve mudanças, não mudou o PPB. A fase que estamos agora, de maior adensamento da cadeia, já estava prevista e todas as empresas estão de acordo", afirmou.

Sobre a Whirlpool


Whirlpool, empresa com mais de 100 anos de história, é a maior fabricante mundial de eletrodomésticos da linha branca. No Brasil, onde está presente há 6º anos, é detentora de três marcas: Brastemp, Cônsul e KitchenAid, onde são produzidas geladeiras, freezers, lavadoras de louças e de roupas, fogões, entre outros. Na unidade de Manaus, especificamente, são produzidos aparelhos de micro-ondas e ar-condicionado Split e de Janela, lavadoras de louças e secadoras de roupas.

Entre as ações sociais desenvolvidos pela multinacional destacam-se atividades voltadas à saúde da mulher, que levou para o chão da fábrica todo o pacote de exames relacionados à questão de prevenção do câncer para o público feminino, inspirados pela CAMPANHA Outubro Rosa. Segundo Sérgio Silva, as ações iniciaram há três anos e hoje já conta com a adesão de 98% das servidoras.

"Descobrimos casos de pessoas que estavam desenvolvendo a doença ainda em sua fase inicial e conseguimos curar. Temos médicos do trabalho, enfermagem, psicólogos, assistente sociais e fisioterapeutas. Todos os exames rotineiros são oferecidos e a resposta tem sido muito boa", comemora. o projeto foi premiado no Congresso Brasileiro de Recursos Humanos, realizado no último mês de outubro. Para este mês, a mesma abordagem está sendo oferecida aos homens, como parte da campanha Novembro Azul.

Além disso, o Instituo Consulado da Mulher, projeto também mantido pela Whirlpool, oferece geração de trabalho e renda para mulheres em vulnerabilidade social. Artesanato, cozinha, costura são ensinados para moradoras das comunidades próximas.

"O foco do Consulado é mais amplo. É para a comunidade como um todo. Semana passada, por exemplo, o "Vampirão" do Hemoam estava em nossa planta para incentivar a doação de sangue e tivemos uma adesão fantástica. Essa ação é realizada pelo menos duas vezes por ano", explicou 0 gerente.

Por Dentro


Suframa não confirma queda Contrariando a estimativa de queda de 35% na produção da linha branca, feita pelo gerente-geral da Whirlpool em Manaus, os dados da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) mostram um crescimento na produção de aparelhos de ar-condicionado no PIM durante os sete primeiros meses de 2015. De acordo com os Indicadores Industriais da autarquia, de janeiro a julho foram produzidas 1.991.404 unidades de aparelhos de ar-condicionado do tipo Split, contra 1.862.062 produzidas no mesmo período de 2014. Segundo a Suframa. os números representam uma alta de 6,95%. Já o crescimento na produção de condicionadores de janela cresceu ainda mais no mesmo período: 33.84 %, com 463.468 unidades produzidas até julho.

A produção de fornos de microondas, no entanto, sofreu queda de 11,89%, com 2.422.013 unidades produzidas em sete meses, contra 2.748.703 no mesmo período do ano passado.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House