20/01/2021
Fonte: Acrítica
Em uma ação emergencial que envolve o governo federal e a iniciativa privada, uma manutenção para tornar a BR-319 trafegável será feito em 30 horas, em uma tentativa para acelerar o transporte de oxigênio e outros insumos para mitigação da crise de saúde no estado do Amazonas. O Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacoinal de Infraestrutura devem enviar um combio composto por caminhões prancha, tratores de esteira e moto niveladoras para tornar trafegável.
Além disso, o DNIT deixará outros equipamentos e pedras em pontos críticos de atoleiro. Com essas medidas, considerando a estação de chuvas na Amazônia, que dificulta mais ainda o transporte, espera-se facilitar o trânsito para carregamento de oxigênio e insumos de saúde.
O primeiro carregamento parte de Porto Velho em direção a Manaus nesta quarta-feira, 20 de janeiro, às 6h da manhã. São quatro carretas carregadas com oxigênio da empresa Air Liquide Brasil em caminhões da Transportes IC.
A Associação PanAmazônia participou do processo de articulação e sensibilização junto à diversas instâncias do Governo Federal sobre a importância de viabilizar essa opção logística.
A operação será mantida enquanto a crise permanecer no Amazonas. Todas as empresas que desejarem doar oxigênio e outros insumos poderão, a partir de agora usar essa opção disponibilizada pela articulação que envolve governo e empresas. De acordo com a Associação PanAmazonia, a ação necessitará de todo o apoio do empresariado dos estados de Rondônia e do Amazonas para o pleno sucesso da operação.
*Com informações da assessoria