CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Coronavírus: pessimismo da indústria brasileira cai levemente em maio

  1. Principal
  2. Notícias

22/06/2020

Fonte: O Globo

O pessimismo do setor produtivo brasileiro verificado em abril - mês em que os principais indicadores industriais tiveram o pior desempenho da década - melhorou em maio, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em um levantamento divulgado nesta sexta-feira.

De acordo com a entidade, as empresas ainda sofreram os efeitos da pandemia do novo coronavírus no mês passado, mas os resultados foram menos negativos do que no período anterior.

O índice de evolução da produção subiu de 26 pontos em abril deste ano para 43,1 pontos em maio. O fato de estar abaixo de 50 pontos indica queda e, quanto mais próximo de 50, menor e menos disseminada é a redução. Nessa metodologia, o índice varia de 0 a 100. Só há crescimento quando os dados aparecem acima de 50.

O número de empregados atingiu 42 pontos no mês passado. Em abril, o índice foi de 38,2 pontos.

Os setores de biocombustíveis, produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal, e produtos farmoquímicos e farmacêuticos apresentaram aumento de produção em maio. Também apresentaram evolução do número de empregados menos negativa que a dos demais e Utilização da Capacidade Instalada (UCI) efetiva mais próxima ao usual.

No outro extremo, os setores de impressão e reprodução de gravações, couros e artefatos de couro, calçados e suas partes, e vestuário e acessórios seguem com o pior desempenho, com quedas mais acentuadas da produção e do número de empregados, além de UCI efetiva muito distante do usual.

A capacidade instalada da indústria cresceu seis pontos percentuais entre os meses de abril e maio, alcançando 55%. Apesar do aumento, o índice é o segundo menor para toda a série histórica, iniciada em 2011, e se encontra 12 pontos percentuais abaixo do nível registrado no mesmo período de 2019.

"A pesquisa mostra que os empresários seguem projetando queda de demanda, exportações, compras de matérias-primas e número de empregados nos próximos seis meses. Mas o sentimento de forte pessimismo, observado nos dois meses anteriores, diminuiu tanto quanto à sua disseminação quanto em intensidade", destacou a CNI no boletim.

O levantamento foi realizado entre 1º e 10 de junho, com 1.859 empresas, sendo 724 pequenas, 663 médias e 472 grandes.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House