CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Coreia do Sul debate normas ambientais para indústrias

  1. Principal
  2. Notícias

25/10/2018

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Acontece hoje o Fórum de Responsabilidade Social Corporativa, Normas Ambientais e Normas Trabalhistas no Estado do Amazonas. O evento é uma iniciativa da Embaixada da República da Coreia do Sul,focado em reiterar as normas ambientais para as empresas que atuam no Estado.

“A responsabilidade social corporativa é um projeto que já tem longa data na Coreia. Todas as empresas que atuam tanto na Coreia quanto no exterior praticam porque sabem que você não pode ir para o país apenas ganhar nas questões econômicas. A responsabilidade social corporativa é importante para ligar a empresa social com o meio em que ela atua, no caso, o Amazonas”, ressalta o embaixador Kim Chan-woo.

O embaixador conta que já atua há mais de 20 anos na proteção do meio ambiente e acredita que é necessário protegê-lo para continuar o desenvolvimento econômico e social da região amazônica.

Ele cita ainda que os acordos feitos entre os governos estadual e federal e companhias nacionais e internacionais devem manter a sustentabilidade do Estado.

Esta é a primeira vez que Cha-woo visita a capital amazonense. Ele diz ter conhecimento de uma comunidade coreana na cidade com cerca de 250 coreanos, número muito inferior ao encontrado em São Paulo, onde há em torno de 50 mil sul-coreanos ou descendentes.

Pela janela do avião, o mensageiro pôde ver um pouco da riqueza natural do Estado e disse ter ficado encantado com a floresta e o Rio Negro, e reforçou a importância de explorar a região com responsabilidade.

“O Amazonas é um símbolo da natureza, é um lugar que possui recursos de interesse internacional. São recursos que devemos saber proteger, além de desenvolver coisas relacionadas com o Estado”, reforçou. Chan-woo afirma que a Coréia do Sultem grande interesse nas relações econômicas com Estado e tem projetos em andamento para ajudar no desenvolvimento regional e populacional “Para a Coreia, o Amazonas em si virou um segundo mercado porque todas as empresas coreanas estavam concentradas em São Paulo. Com o estabelecimento da Zona Franca, duas empresas, que talvez sejam as maiores da Coreia, que são Samsung e LG se instalaram aqui, além de outras empresas de médio porte, e isso fez com que o Amazonas ganhasse uma grande importância para gente”, avaliou.

Investimento na ZFM deve aumentar

O embaixador da República Coreana adiantou que o país tem intenção de trazer mais empresas para a Zona Franca de Manaus, tanto pelos incentivos fiscais oferecidos, como pela chance de desenvolvimento que é vista em Manaus. “Em 2019, vai fazer 60 anos da relação entre Brasil e Coréia do Sul, e na Coréia, o número 60 representa o ciclo de uma vida e quer dizer que isso vai trazer tratados e investimentos futuros. O que trouxe muitas empresas para o Amazonas foi a própria Zona Franca de Manaus e os incentivos fiscais, e conseguindo usar isso futuramente, vamos conseguir trazer mais empresas para cá”, disse Chan-woo. Além de Manaus, outras cidades da América do Sul também devem receber filiais de empresas sul-coreanas devido a um tratado entre a Coréia do Sul e MERCOSIUL, conforme cita o representante. Segundo o embaixador, todos os anos, o país envia uma pessoa para acompanhar os trabalhos realizados no Polo Industrial de Manaus (PIM) e pesquisar maneiras eficazes de aprender os processos feitos no Estado e desenvolver o crescimento sustentável nas empresas a fim de garantir que o vínculo entre países e , sobretudo no Amazonas, permaneça.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House