22/09/2021
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central prepara novo aumento da taxa básica de juros, Selic, em um ponto percentual, a 6,25%, na quarta-feira para tentar conter a crescente inflação, segundo avaliação de analistas e instituições financeiras.
Esta será a quinta vez consecutiva que o Copom vai elevar a Selic, em 5,25% desde a última reunião, em agosto, quando a elevou em um ponto percentual depois de várias altas menores.
A decisão, que será informada após uma nova reunião do comitê, já tinha sido antecipada naquela ocasião, ao prever "outro ajuste da mesma magnitude" para a reunião desta semana.
O Copom vai confirmar esta previsão, segundo avaliação de uma centena de consultorias e instituições financeiras, publicada pelo jornal Valor Econômico.
O comitê tem como objetivo conter a inflação para limitá-la o máximo possível na meta estabelecida para este ano pelo Banco Central, com um teto de 5,25%. Mas o aumento dos preços já acumulou 5,67% entre janeiro e agosto e subiu a 9,68% em 12 meses.
As estimativas do mercado tinham disparado, no entanto, diante das altas generalizadas dos preços, em contraste com o que a princípio acreditou-se ser a consequência de aumentos específicos. Muitos analistas destacaram a necessidade de acelerar a elevação das taxas.
O último boletim Focus, divulgado pelo BC, que compila estas estimativas, situou em 8,35% a inflação até o fim do ano.
Fonte: Acrítica