10/02/2014
Os novos contratados devem se somar a outros 5 mil contratados para atender o Natal em 2013, destaca o presidente do Sinaees, Celso Piacentini. Ao invés de serem dispensados ao fim dos contratos por tempo determinado, os trabalhadores foram mantidos em 2014. “O grande período de produção é em setembro, outubro e novembro. É natural que essas pessoas sejam dispensadas com o fim do contrato. Esse ano não teve isso. A indústria veio na sazonalidade alta do Natal e continuou para a Copa”, explica.
Grandes empresas que geralmente dão férias coletivas em janeiro optaram por transferir esse recesso para o período da Copa, sinal de que a indústria está em seu pico produtivo.
Os trabalhadores devem ser contratados até abril. Os salários oferecidos no segmento eletroeletrônicos são de R$ 850. O trabalhador tem, na maioria das empresas, plano de saúde, transporte e alimentação. Os profissionais atuarão na linha de montagem e devem ter Ensino Médio. Os que tiverem experiência ou cursos técnicos terão mais chances de conquistar as vagas.
Cadastro
Um dos locais onde o trabalhador pode entregar currículos é no Sistema Nacional de Emprego do Amazonas (Sine/AM). O candidato pode fazer o cadastro no Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br/portal/).
Posteriormente, os dados serão cruzados no sistema. “É muito mais vantajoso fazer o cadastro e, se surgir a vaga, ser chamado que esperar surgir a vaga para assim procurar, até porque as vagas são preenchidas rapidamente”, afirma o secretário executivo de Estado de Trabalho (Setrab), Arilson Vieira. A expectativa é que haja um crescimento natural com a demanda para a Copa.
A empresa de recursos humanos Strategic Advanced está abrindo, em média, 700 vagas para trabalhadores do segmento eletroeletrônico por mês. A produção acelerada para a Copa do Mundo aumentou em 20% o número de vagas abertas no setor em relação o ano passado. A estimativa da empresa é intermediar 4 mil vagas até a Copa.
As oportunidades são para auxiliar de produção, operador de produção e vagas técnicas. O salário gira em torno de R$ 850, acompanhado de transporte, alimentação e, em alguns casos, cesta básica e assistência médica e odontológica. De acordo com a empresa, experiência não é obrigatória, mas Ensino Médio completo é imprescindível. Os currículos podem ser cadastrados no site www.strategicadvanced.com.br.
Fonte: Portal D24am.com