23/01/2014
No encontro ontem com entre o governador Omar Aziz e o embaixador do Reino Unido Alex Ellis, presente em Manaus para uma visita de cortesia, o secretário de Planejamento Airton Claudino disse que a intenção é aproveitar a grande circulação de potenciais investidores que estarão na cidade para acompanhar os jogos das seleções de seus países.
A Seplan pretende manter um serviço de assistência em regime de plantão aos interessados para fazer visitas técnicas e apresentações dos portfólios de negócios, e política tributária diferenciada voltada para empresas existente no Amazonas.
Em maio, está prevista a vinda a capital de missões de prospecções de países como a Inglaterra e Alemanha. A partir desses encontros, a secretaria espera intensificar os canais de conversação com setores empresariais estrangeiros.
O intercâmbio de negócios multilaterais deve ser favorecido com o projeto que Governo do Estado estará apresentando nas próximas semanas. O governado Omar Aziz anunciou durante o encontro com o embaixador Alex Ellis que o Governo estará lançando uma campanha de promoção e divulgação do Amazonas nos oito países cujas seleções de futebol jogarão na Arena da Amazônia em junho.
Atualmente, existem sete empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) com participação de capital britânico, entre as quais a Foxconn, TecToy, Jabil do Brasil e Triumph Motorbikes. Durante o ciclo da Borracha, os britânicos investiram efetivamente recursos em Manaus na construção do Porto Flutuante e estação de tratamento de esgoto.
Ligações Históricas
O embaixador Alex Ellis lembrou que a Inglaterra tem ligações históricas com o Amazonas e as declarações polêmicas do técnico da seleção inglesa Roy Rodgson acerca do calor de Manaus foram um mal-entendido. O governador Omar Aziz disse que a cidade tem direito de sediar um espetáculo como a Copa. “Vamos apresentar um grande evento”, disse.
Fonte: Assessoria de Comunicação Seplan