28/04/2022
Os deputados federais do Amazonas Sidney Leite (PSD) e José Ricardo (PT) apresentaram requerimentos na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados convocando o ministro Paulo Guedes (Economia) para prestar esclarecimentos acerca dos decretos que reduziram o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de um conjunto de produtos sem considerar o impacto da medida sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Em pauta Os requerimentos devem ser votados em reunião da comissão na próxima quarta-feira pela manhã. Caso sejam aprovados, o ministro será obrigado a comparecer. Na última quarta-feira, Sidney Leite foi eleito presidente da CDEICS. Cabe a ele, portanto, organizar a pauta de votações do colegiado.
‘Subterfúgios’ - No documento protocolado na quarta-feira da semana passada, dia 27, José Ricardo diz que o presidente Jair Bolsonaro (PL), “desde o dia 25 de fevereiro de 2022, por intermédio de consecutivos decretos, vem, nas palavras revoltadas da imprensa local (Amazonas), sorrateiramente, usando de subterfúgios de covardia para cravar até o fim apunhalada na Zona Franca de Manaus, usando IPI como arma”.
Populista - Sidney Leite, no requerimento apresentado da sexta-feira, 29, aponta que “a medidas e apresenta de cunho populista e sem planejamento adequado colocam em risco os milhares de empregos gerados pelas empresas incentivadas, especialmente as situadas na Zona Franca de Manaus. Assim, haverá enorme perda de competitividade”.
Fonte: Acrítica - Sim & Não