CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Contratação de venezuelanos em pauta

  1. Principal
  2. Notícias

01/11/2021

Andreia Leite

O desafio migratório em várias cidades brasileiras é cada vez mais evidente, e no Amazonas esse movimento não é diferente. Ao cruzarem a fronteira, estes refugiados chegam em busca de oportunidades e apoio. A chance de serem inseridos em algum tipo de trabalho traz à tona a necessidade de minimizar o drama desses estrangeiros.

A inserção de venezuelanos no mercado de trabalho vem ganhando cada vez mais força no Amazonas. E para sensibilizar empresários sobre a importância de contratar estrangeiros, a OSC (Organização da Sociedade Civil) Hermanitos realizou, na última quinta-feira (28) o evento "Contratação de Venezuelanos em Manaus", uma roda de conversa para esclarecer dúvidas e incentivar a contratação de migrantes, e refugiados venezuelanos no mercado de trabalho.

De acordo com Túlio Silva, um dos idealizadores do projeto Hermanitos, plataforma digital com a proposta de ajudar os refugiados a ingressarem no mercado de trabalho, um total de 18 empresas participaram do encontro onde foi apresentado o Hermanitos e o fluxo de contratações ou nosso fluxo resumido, desde a caracterização da família e elaboração do currículo, com a preparação dos candidatos e pré-seleção para o encaminhamento até o acompanhamento após o profissional empregado.

Foram oferecidas cerca de 25 vagas, pelas empresas dos segmentos de serviços, indústria, tecnologia e comércio. "Neste ano, mais de 90 imigrantes foram inseridos no mercado de trabalho. O movimento de contratação de estrangeiros vem melhorando gradativamente, com a retomada (reaquecimento) da economia", conta Tédio.

Tédio Silva afirma que o projeto tem buscado sensibilizar as empresas e apoiar as seleções, além de construir parceria. Ele destaca também que no encontro teve um foco maior em roda de conversa, uma escuta ativa das expectativas dos empresários e RH, para melhorar o processo de encaminhamento dessas pessoas.

Representando o grupo Atack no evento, a Business Partner Bruna Sales diz ter ficado extremamente encantada e feliz por ter a oportunidade de conhecer e ter acesso aos venezuelanos através do projeto. "Eu entendo que a iniciativa dá espaço para que essas pessoas sejam capacitadas e orientadas ao mercado de trabalho, para que eles tenham acesso a língua do nosso país e consigam se desenvolverem nosso Estado. Estou tão orgulhosa de poder fazer parte desse movimento tão bonito e importante, parabéns aos Hermanitos. Para nós como empresa, também é uma grande porta de captação. Estamos felizes em firmar parceria com eles", enfatiza.

Ela diz que a empresa estabeleceu uma parceria com eles, ao qual eles estarão realizando triagem dos currículos com as vagas que estiverem disponíveis em algumas áreas do Atack, principalmente a área de açougue.

Vanessa Milon, gerente de RH do INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico) que também participou da roda de conversa, considera que a iniciativa é uma prova de como a sociedade civil pode se organizar para participar de assuntos que atingem a todos. "Incrível também que tudo começou com o propósito de um casal e um amigo que queriam ajudar ao próximo. Uma atitude genuína é o motor para atrair outras mãos para ajudar".

Ela reitera que os venezuelanos vieram para o Brasil fugindo de uma situação degradante no país deles. Algo que era inimaginável, mas infelizmente se tornou uma realidade para eles. "Nesse grupo de pessoas, vieram profissionais altamente qualificados como engenheiros, médicos, enfermeiros e técnicos que não tinham o que comer. A importância dos Hermanitos foi gigante. Porque conseguiu ajudar as empresas e os refugiados a encontrarem oportunidades. No INDT, nós contratamos uma moça com formação em engenharia que está fazendo um excelente trabalho". Ela conta que além do trabalho técnico, certamente o idioma é o diferencial.

Hermanitos

Desde a sua criação, em janeiro de 2019, o site Hermanitos, plataforma digital tem ajudado venezuelanos a encontrar ocupação profissional. Com a parceria entre entidades locais publicas e iniciativas privadas para capacitar os refugiados venezuelanos no Estado, o diálogo com várias outras instituições tem fortalecido a capacitação.

Por dentro

A ação ocorreu no Hotel Holiday Inn, localizado na av. Rodrigo Otávio, 3721 - Japiim.

O evento é realizado em parceria com a Fundação Pan Americana de Desenvolvimento e Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) dos Estados Unidos.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House