03/12/2013
A resenha mensal da EPE destacou que alguns setores industriais eletrointensivos - como extração de minerais metálicos, metalurgia, produção de alumínio e ferroligas - permanecem com consumo abaixo do usual. Na outra ponta, a siderurgia e o setor químico contribuíram para o aumento de demanda.
O consumo de energia na rede elétrica nacional totalizou em outubro 39.442 gigawatts-hora (GWh), maior montante registrado no ano. O valor representa avanço de 4,3% em relação a igual mês de 2012. No ano, a taxa acumulada de crescimento é de 3,3%.
Como tem ocorrido nos últimos meses, novamente a maior contribuição para o aumento do consumo veio da baixa tensão, em que são atendidos os consumidores residenciais e grande parte do setor de comércio e serviços. O consumo das famílias cresceu 7,6% no mês e o do setor terciário 7,3%. Em conjunto, os segmentos explicam 75% da expansão do consumo de energia no mês de outubro e quase 80% do aumento no ano.
O crescimento do consumo foi significativo em praticamente todas as regiões, com taxas variando entre 7,1% e 13,8%. A exceção foi o Sudeste, que apresentou expansão relativamente menor, de 4,5%.
Fonte: DCI