10/03/2014
DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa.
O objetivo do estudo foi avaliar a capacidade das instituições em gerar e proteger valor não apenas para si, mas também
para seus clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade, O ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Bens de Consumo Duráveis avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
O CEO da DOM Strategy Partners, Daniel Domeneghetti, explica que o conceito do estudo foi entender como o mercado de bens de consumo duráveis se comunica com os seus principais públicos diante da crescente queda que vive nos
últimos anos. “Há uma convergência de fatores que nos aguçou para saber quais caminhos apontam para o setor construir e manter, atualmente, a sua capacidade em gerar e proteger valor aos seus distintos públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, explica o executivo.
Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e tangibilizado pelos stakeholders.
A partir da premissa do conceito EVM, os principais nomes da indústria de bens de consumo passaram por uma avaliação em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre a capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Whirlpool 8,19
Samsung 8,17
Apple 8,05
Eternit 8,01
Philips 7,88
* bens de Consumos Duráveis
Fonte: JCAM