CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Conselho Superior do CIEAM tem a presença do reitor da UEA e de lideranças políticas do Legislativo Federal e Estadual

  1. Principal
  2. Notícias

31/03/2023

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas inicia participação da instituição no calendário fixo do CIEAM.

O colegiado formado pelas principais lideranças do Polo Industrial de Manaus, o Conselho Superior do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), realizou nesta sexta-feira, 31, sua 112a Reunião Ordinária do Conselho Superior de forma híbrida. A reunião marcou o início da participação permanente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) nas reuniões ordinárias da entidade, que nesta edição contou com a presença do reitor da Universidade, professor doutor André Zogahib.

O Legislativo Estadual e Federal também estiveram presentes na sede social do CIEAM, com a participação do deputado estadual Thiago Abrahim, membro suplente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), que é presidida pelo deputado estadual Wilker Barreto; e do deputado federal Sidney Leite, membro do GT da Reforma Tributária no Congresso Nacional. Os parlamentares trataram sobre as discussões e propostas para a manutenção da Zona Franca de Manaus na reforma tributária em processo.

A reunião ordinária foi conduzida pelo presidente do Conselho Superior, empresário Luiz Augusto Rocha, representante do setor industrial no Conselho Curador da UEA (CONSUNIV/UEA), desde o ano de 2021. O órgão colegiado tem caráter consultivo e opinativo da política administrativa e de gestão da UEA em assuntos de relevância, sendo integrado por membros da Gestão Superior da Universidade e representantes da sociedade civil.

Para o presidente do Conselho Superior do CIEAM a aproximação da UEA com a presença do magnífico reitor e de sua equipe na agenda da entidade vai trazer mais oportunidades para articular melhor sobre as demandas da Indústria e da Universidade. “A indústria recolheu em 2016, R$ 319,407 reais para a UEA, em 2022 chegamos ao número de R$ 724 milhões e é evidente que a UEA para se manter nas estruturas do momento da Zona Franca de Manaus ela depende do nosso sucesso e eu penso que essa presença do reitor conosco evidencia a necessidade da indústria conhecer melhor a UEA, mas também existe a necessidade da UEA conhecer melhor a indústria”, destacou.

O reitor da UEA trouxe os temas Desenvolvimento e recursos dos Projetos de P&D para apresentar aos membros do conselho e convidados presentes. “Eu acho que é um diálogo muito frutífero para que nós possamos participar de fato do desenvolvimento econômico do nosso Estado para entender e propiciar a formação adequada de profissionais para que eles sejam absorvidos pelo mercado de trabalho de acordo com a necessidade das indústrias para que de repente não precisam recrutar pessoas fora do Estado”, disse o reitor.

A próxima participação da UEA está marcada para a Reunião de Diretoria do dia 26 de abril.

Ao centro, deputado estadual Sidney Leite conversa com lideranças da Indústria.

Reforma Tributária

Ainda em pauta, participaram com a palavra o assessor parlamentar no Senado Federal, o economista, advogado e administrador de empresas, Farid Mendonça com informações sobre a tramitação da Reforma Tributária no Congresso Nacional, o professor e coordenador da Pós-graduação em Finanças e Economia da FGV EESP, Márcio Holland e a coordenadora de ESG da entidade Régia Moreira sobre as ações sociais programadas para a Páscoa.

O membro do Conselho Superior e conselheiro no CONTRIF da CNI – Confederação Nacional da Indústria e do CIEAM, Jeanete Portela fez um resumo das últimas discussões das quais participou em Brasília. “Tenho conversado com alguns membros do CCiF aqui e o ponto é, ninguém discute mais que a Zona Franca de Manaus tem uma situação especial, difere de outros arranjos que temos país afora, que já foram conciliados com aquela PEC 160, todo mundo é consciente de que indústria tem data para acabar e esse arcabouço das PECs 45 e 110 já contemplam uma transição que atende a esse segmento”, comentou.

As informações apresentadas nesta reunião, bem como os encaminhamentos das deliberações estarão disponíveis na íntegra em ata de reunião que será enviada exclusivamente para os membros do conselho. A próxima reunião será realizada no dia 28 de abril. Saiba mais sobre a composição deste Conselho, no site. https://cieam.com.br/diretoria-cieam

Fonte: Comunicação CIEAM

Texto e Fotos: Fabíola Abess


Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House