23/06/2023
O ato de posse foi seguido da 115ª Reunião Ordinária do Conselho Superior e primeira da gestão empossada hoje. Nova composição foi renovada em mais de 45% de seus membros.
A gestão 2019-2023 do Centro da Indústria do Estado do Amazonas encerrou hoje suas atividades, conforme regras do Estatuto Social da entidade. E, para dar início à nova administração, foi realizada a posse, nesta sexta-feira, 23, do novo Conselho Superior eleito, em votação realizada no último dia 10 de maio. A mesa da Assembleia Geral contou com a participação dos conselheiros Hamzah Nasser e Sérgio Capela, como 1° e 2° secretários, respectivamente e a presidência da Assembleia foi da conselheira Régia Moreira.
A solenidade foi realizada com participações presenciais e por videoconferência, no auditório Celso Piacentini, na sede social da entidade, localizada na rua Acre, bairro Vieiralves.
Logo após a Assembleia e posse, em reunião especialmente convocada, o Conselho por aclamação manteve na presidência do Conselho o empresário Luiz Augusto Rocha, fundador da indústria de Confecções BDS, associada do CIEAM, para dar continuidade aos trabalhos e liderança do Conselho, pelo próximo quadriênio.
"Hoje apresentamos um resumo do que foi realizado. A partir daqui, com esta renovação recorde de Conselheiros, pretendemos seguir na defesa da nossa indústria do Amazonas e do Brasil demandas que impactem diretamente ou indiretamente os interesses de nossas associadas receberão atenção. Agradeço ainda todas as contribuições recebidas na gestão anterior, os desafios atuais e futuros serão ainda maiores, como a Reforma Tributária. Com certeza o CIEAM seguirá sendo um baluarte na defesa das indústrias da Zona Franca de Manaus", disse o presidente do Conselho, Luiz Augusto Rocha, reconduzido ao cargo.
A chapa eleita é formada por 46 lideranças empresariais, com crescente protagonismo feminino na composição do seu colegiado. De duas mulheres em 2019, o Conselho hoje conta com a participação de 11 lideranças femininas, todas diretoras industriais de grandes empresas instaladas no Polo Industrial da Zona Franca de Manaus.
Representatividade feminina
Estão como membros efetivos desde a gestão anterior: Kelly Sampaio (Copag da Amazônia S/A), Régia Moreira (Impressora Amazonense Ltda) e como membro suplente na gestão anterior, agora efetiva: Milena Perez (Recofarma Indústria do Amazonas Ltda.). As novas participantes são: como membro efetivo, Mariana Barrella (Tutiplast Indústria e Comércio Ltda.), Milena Perez (Recofarma Indústria do Amazonas Ltda.), Rebecca Garcia (GBR Componentes da Amazônia), Ariadina Torres (Tectoy S/A), Liduina Magalhães (Fermazon Ferro e Aço do Amazonas Ltda.), Nirlaneide Torres de Freitas (Essilor da Amazônia Ind. Com. Ltda.) e Patrícia Willot (Intelbrás S.A. Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira), Cristine de Almeida Miwa (Seculus da Amazônia Ind. e Com. S/A) e Valéria Valente (Flextronics da Amazônia Ltda.).
A reunião desta sexta-feira, 23, foi realizada em duas partes com a participação de conselheiros, conselheiras e convidados. A primeira, foi reservada para Assembleia Geral de Posse dos 46 conselheiros entre membros efetivos e suplentes da Gestão 2023-2027. A segunda parte, para a realização da 115a Reunião Ordinária do Conselho Superior e eleição do presidente do Conselho.
Ações realizadas
O presidente do Conselho Superior da entidade, Luiz Augusto Rocha, fez um nivelamento de informações sobre o CIEAM desde a estrutura organizacional interna e externa de apoio e sua ampliação nesta gestão, o processo de profissionalização da entidade, ações de comunicação e planejamento, organização das reuniões, orientações sobre o formato das comunicações exclusivas do Conselho Superior e a proposta de extensão da participação nas reuniões para todos os Conselheiros e inclusão da participação dos membros suplentes.
Confira a lista com os nomes dos membros da chapa eleita: AQUI
Itens em pauta
A pauta da 115ª contou com as participações do professor Márcio Holland (FGV EESP) e Saleh Hamdeh, do escritório de representação em Brasília, com atualizações do projeto Diálogos Amazônicos e o resumo das ações realizadas e planejadas. Está previsto para outubro, segundo o professor, a realização de um evento presencial em São Paulo sobre a Reforma Tributária.
Outro tema em pauta, foi a apresentação dos resultados da Press Trip promovida pela entidade, com resumo de Rosângela Ribeiro do Grupo Printer, agência de comunicação do CIEAM em São Paulo, organizadora do evento em Manaus. A ação teve como objetivo apresentar e pautar a Zona Franca de Manaus e projetos realizados pela associada UCB em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) na Comunidade Santa Helena do Inglês. Em seguida, o consultor Milton Camargo, do Grupo Empreenda fez um resumo do planejamento e trabalhos realizados pela atividade de Planejamento Estratégico em implantação no CIEAM.
No encerramento da Reunião Ordinária de Conselho, o conselheiro Jeanete Portela e conselheiro do CONTRIF da CNI e o consultor Saleh Hamdeh avaliaram o relatório do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária apresentado ontem, (22) na Câmara dos Deputados, apontaram os próximos desafios e atenderam a um momento com perguntas e respostas dos membros do conselho.
Todos os itens debatidos, encaminhamentos, relatórios e ata serão enviados na íntegra com exclusividade para os membros do Conselho Superior. A próxima reunião está marcada no calendário para o dia 28 de julho.
Fonte: Comunicação CIEAM
imprensa@cieam.org.br
Texto - Fabíola Abess
Fotos - Fernando Lemos