26/04/2024
- O CIEAM é uma das primeiras entidades empresariais associativas no Brasil a estruturar integralmente um Comitê de Ética.
- Deputado Federal Sidney Leite (PSD) participou presencialmente do encontro na sede da entidade para falar sobre a criação da Bancada do Norte, Reforma Tributária e Logística.
O órgão deliberativo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) realizou sua 124ª Reunião Ordinária nesta sexta-feira (26). A agenda ocorre uma vez por mês com a participação dos membros e lideranças das indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Nesta edição, o presidente do Conselho Superior do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, Luiz Augusto Barreto Rocha, levou ao Conselho a aprovação do Regulamento Interno do Comitê de Ética do CIEAM. "Eu penso que é algo que estamos construindo nesta gestão e que vai assegurar o futuro da entidade nos aspectos de gestão e de ética que é um assunto tão indispensável para todas as empresas e entidades, e também para nós como líderes empresariais", destacou Rocha.
O presidente do Conselho também discutiu a possibilidade de abrir espaço aos candidatos a prefeito de Manaus para participarem de reuniões da Diretoria, do Conselho Superior ou no âmbito das Comissões CIEAM para que possam apresentar propostas para o Município de Manaus. A proposta, que está em fase de análise pelos membros do colegiado, visa promover um espaço de debate e troca de ideias sobre políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e industrial da região.
O presidente-executivo da entidade, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, e o professor da FGV, Márcio Holland estiveram presentes na reunião, juntamente com Augusto César, Coordenador da Comissão CIEAM de Logística.
O encontro também contou com a participação de diversos representantes do setor industrial e membros do Conselho de forma remota.
Atuação no Parlamento
Por iniciativa do deputado federal Sidney Leite, representante do PSD do Amazonas, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados reuniu-se nesta quarta-feira (24), para discutir a situação da BR-319 e seu impacto no isolamento das populações da Região Amazônica. Além de Ministérios envolvidos com a questão, como o da Indústria, Comércio e Serviços, dos Transportes e da Defesa, a Federação e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) foram convidados.
O deputado federal Sidney Leite reuniu parlamentares representantes de todos os Estados da Região Norte na quarta-feira (24 de abril), com o objetivo de discutir a criação da Bancada do Norte na Câmara dos Deputados, visando fortalecer as demandas e reivindicações dessa região do país. O grupo conta com aproximadamente 65 deputados e deputadas. “Nós já definimos as coordenações por temas, levaremos as pautas de forma coletiva com o presidente Arthur Lira, em função disso sugeri no grupo de trabalho que tratássemos de forma coletiva para que os parlamentares do Acre, de Rondônia e do Amapá possam participar das discussões. Quero agradecer ao CIEAM pelo apoio para essa implantação, a atuação da entidade tem nos ajudado muito no sentido de poder estar mais próximos e encaminhar essas pautas”, disse o parlamentar.
Indicadores
O coordenador da área de Indicadores econômicos do CIEAM, professor-doutor André Costa apresentou um resumo de indicadores da economia amazonense a partir de uma visão compartilhada da economia, "Brasil e Amazonas: Uma visão compartilhada sobre a nossa economia", "Conjuntura macroeconômica regional" e "Painel Econômico do Amazonas – PEA", apresentando um resumo dos indicadores da indústria.
Logística na Amazônia
Coordenador da Comissão CIEAM de Logística, Augusto César Rocha destacou os principais pontos abordados no IX Fórum de Logística realizado nos dias 02/04/2024 e 04/04/2024, que resumiu as ações da Comissão para o enfrentamento da possível seca este ano e frisou a coletiva realizada nesta quarta-feira (24), na sede do CIEAM com o associado Porto Chibatão com a participação do diretor geral, Jhony Fidelis sobre a instalação de um píer flutuante provisório na Enseada do rio Madeira, com dimensões de 180 metros de comprimento por 24 metros de largura, permitindo que sigam navegando até o Porto de Manaus, e a transferência eficiente da carga para balsas, caso não haja profundidade suficiente para a navegação até Manaus.
Reforma Tributária
O conselheiro do CIEAM e conselheiro do CONTRIF da CNI, Jeanete Portela, falou da visão da indústria sobre a manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus na Reforma Tributária, apresentando trabalho que foi enviado formalmente ao Governo do Amazonas.
Todos os itens e tópicos debatidos na íntegra nesta reunião são enviados por meio de ata de reunião com exclusividade para os membros do Conselho Superior do CIEAM. A próxima reunião será realizada no dia 24 de maio.
Fonte: Comunicação CIEAM
Texto: Fabíola Abess
Foto: Fernando Lemos/Wenderson Costa
ascom@cieam.org.br