CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Congresso promulga PEC Emergencial. Lei de Informática virá e m nova PEC

  1. Principal
  2. Notícias

16/03/2021

Fonte: Telesíntese

O Congresso Nacional promulgou hoje, 15, pela manhã, a Proposta de Emenda à Constituição 186/19 permite ao governo federal pagar, em 2021, um novo auxílio emergencial aos mais vulneráveis, com R$ 44 bilhões por fora do teto de gastos.

Conhecida como PEC Emergencial, o texto também impõe mais rigidez na aplicação de medidas de contenção fiscal, controle de despesas com pessoal e redução de incentivos tributários.

em segundo turno, na última madrugada desta sexta-feira (12). No total, foram três dias de votações (incluindo primeiro e segundo turnos).

Os deputados fizeram alguns ajustes no texto aprovado pelos senadores, como a exclusão do item que proibia promoção funcional ou progressão de carreira de qualquer servidor ou empregado público. Outra mudança foi a retirada de toda a parte que proibia a vinculação de qualquer receita pública a fundos específicos.

Um acordo firmado entre o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Barros (PP-PR), e as lideranças partidárias permitiu a manutenção dos incentivos da Lei 13.969/19 — a Lei de Informática — durante a votação em segundo turno da PEC 186/19.

A proposta original do Ministério da Economia, de tramitação de um Projeto Lei Complementar seis meses após a aprovação da PEC Emergencial, continua em pé, preservando a Lei de Informática até que a PEC que a iguala à Zona Franca de Manaus seja aprovada.

Na prática, a promulgação de uma PEC dificultará a extinção da Lei de Informática, que tem vigência do benefícios fiscais dela oriundos estabelecida até 2029.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House