08/05/2014
O evento é realizado em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, órgão do governo alemão que reúne instituições financeiras e técnicas públicas e privadas, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
A atividade faz parte da programação do ano Alemanha-Brasil e tem como público alvo, empresários, pesquisadores, professores e estudantes. Serão realizadas palestras, seminários, exposição de serviços e tecnologias e rodadas de negócios.
De acordo com o secretário estadual de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos, Daniel Nava, os temas do evento foram definidos pelos parceiros com foco no desenvolvimento sustentável do Polo Industrial de Manaus (PIM) e do novo Polo Mineral, Naval e Logístico. Também foram definidos dois eixos temáticos, um sobre energias renováveis e eficiência enérgica e outro sobre a gestão de resíduos sólidos e efluentes.
Oportunidades concretas – Na área da mineração, Daniel Nava destaca a importância da participação no Ecogerma de bancos e investidores alemães interessados em projetos minerais, que, segundo ele, são oportunidades concretas de negócios no Amazonas.
“Nós temos a oportunidade, em um futuro bem próximo, de organizar parcerias para o projeto Potássio, que é estratégico para o Estado e no qual a Alemanha tem empresas interessadas em investir. A Alemanha tem mina de potássio em regiões continentais, como é o nosso caso, e as empresas trabalham com responsabilidade social e ambiental, principalmente em questões como o tratamento de efluentes destas minas”, afirma Daniel Nava.
Tecnologias inovadoras – O representante da Cooperação Alemã, Stephan Gortz, que nesta quarta-feira, dia 7 de maio, esteve reunido com o secretário de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos, Daniel Nava, elogiou a iniciativa do Governo do Amazonas em realizar o Ecogerma. Ele destacou que a Alemanha tem empresas e instituições que podem contribuir com tecnologias inovadoras para o desenvolvimento sustentável do Amazonas.
“O mundo já aprendeu que o desenvolvimento tem que ser com foco na sustentabilidade, e a Alemanha tem uma rica experiência nesse sentido. Por isso, achamos muito interessante a iniciativa do Governo do Amazonas em realizar o Ecogerma e o convite para que pudéssemos participar do evento”, afirmou Stephan Gortz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Seplan