CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Confiança da Indústria se estabiliza em outubro, diz CNI

  1. Principal
  2. Notícias

14/10/2020

Fonte: Valor Econômico

Pela primeira vez desde março, os empresários da indústria têm uma percepção positiva com relação às condições atuais da economia brasileira

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ficou estatisticamente estável em outubro ao marcar 61,8 pontos, após se situar em 61,6 pontos em setembro, seguindo uma sequência de fortes aumentos que havia se iniciado em junho.

Dessa forma, o indicador está acima da média histórica, de 53,2 pontos, e atingiu nível próximo ao observado antes dos efeitos da pandemia de covid-19 sobre a economia, em fevereiro, quando o índice estava em 64,7 pontos.

O índice também está acima do valor registrado em outubro de 2019, de 59,3 pontos.

O Icei varia de 0 a 100 pontos, sendo que todos os valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes, melhora da situação corrente ou expectativa otimista.

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a estabilidade do índice, após fortes altas, mostra que a confiança do empresário da indústria deve dar suporte à continuidade da retomada da economia.

O componente Índice de Expectativas dos empresários com relação aos próximos seis meses recuou pela primeira vez desde abril. Ele caiu de 65,1 pontos para 64,5 pontos em outubro.

Apesar dessa queda, o Índice de Expectativas segue acima dos 50 pontos, indicando expectativas otimistas dos empresários da indústria.

Já o Índice de Condições Atuais passou de 54,7 pontos para 56,3 pontos em outubro, indicando uma melhora da percepção dos empresários com relação ao estado atual da economia brasileira e das suas próprias empresas. Esse índice vem crescendo desde junho.

Pela primeira vez desde março, os empresários da indústria têm uma percepção positiva com relação às condições atuais da economia brasileira, pois o indicador cresceu de 49,5 para 51,9 pontos, ultrapassando a linha divisória dos 50 pontos. Com isso, o índice relativo à empresa, por sua vez, já estava acima de 50 pontos desde setembro.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House