31/10/2024
Como parte do processo de integração com as Forças Armadas, o CONDEFESA AMAZÔNIA, iniciativa promovida pelo Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM) e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), o Conselho das Indústrias de Defesa da Amazônia (CONDEFESA Amazônia), a empresa BDS, associada do CIEAM, recebeu visita de comitiva formada por representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.
O grupo incluiu o Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Divisão Eduardo Wolski; Chefe de Comando, Controle e Informação do Departamento de Ciência e Tecnologia (C2I/DCT), General de Divisão Washington Rocha Triani; do Comandante do VII Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro; do Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Manaus, Capitão de Fragata (IM) Rodolfo Ramos Costa; do Diretor Executivo do CONDEFESA, General de Divisão Omar Zendim; do Coronel Manoel Fernandes Amaral Filho, do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA), entre outros representantes das Forças Armadas.
Participaram também representante da DUPONT, especializada em soluções e inovações tecnológicas, representada por Marcelo Fonseca; além de Renata Monteiro e Rodrigo Kurek, do Senai CETIQT. Luiz Augusto Rocha, Diretor-Presidente da BDS, e Augusto César, Diretor de Tecnologia da BDS, conduziram a reunião, realizada de forma híbrida (presencial e online).
O principal objetivo da reunião foi apresentar o modelo da Tríplice Hélice, que envolve as Forças Armadas, entidades representantes da Indústria brasileira e empresas especializadas na confecção de uniformes táticos e diversos outros produtos da área de Defesa e Segurança, além de expor as particularidades dos produtos e tecnologias empregadas na produção destes produtos.
Para Luiz Augusto, a iniciativa do CONDEFESA impulsiona o desenvolvimento, fortalecimento e consolidação das Indústrias brasileiras e a preservação da sua soberania.
“É fundamental para o desenvolvimento da economia e ampliação da soberania que as compras das Forças Armadas e de segurança sejam integralmente fornecidas pela Indústria Nacional”, afirmou Luiz Augusto Rocha.
O CONDEFESA Amazônia foi instalado em setembro deste ano pela FIEAM e pelo CIEAM, em conjunto com representantes das Forças Armadas e universidades da região. O Conselho de Defesa da Amazônia tem como missão estreitar os laços entre o Polo Industrial de Manaus (PIM), as Forças Armadas e a academia amazonense, consolidando a atuação na Base Industrial de Defesa em eixos temáticos prioritários, como segurança cibernética, sistemas autônomos e inteligentes, inteligência artificial e tecnologias sustentáveis.