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Conclusão da BR-319 é estratégica para o AM

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03/04/2019

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Antônio Paulo

A promessa do vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), que garantiu, em Manaus, o asfaltamento da BR-319, reacendeu a esperança dos empresários presentes à reunião na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na última sexta-feira e da bancada de deputados federais e senadores.

Na palestra, Mourão disse que é prioridade do governo federal a integração da Amazônia ao restante do Brasil, por isso a conclusão da BR-319 e a consolidação da hidrovia do Rio Madeira são fundamentais.

Ao afirmar que a Zona Franca de Manaus (ZFM) também faz parte desse processo de integração, Hamilton Mourão destacou que o atual governo sabe da importância estratégica da Amazônia para o País, por isso, é preciso integrá-la, e um dos caminhos é a infraestrutura.

Ao empresariado e políticos amazonenses, o vice-presidente da República declarou que os ministérios e órgãos envolvidos no projeto de conclusão da BR-319 estão alinhados com esse pensamento e não há porque não concluir a rodovia.

"O presidente Jair Bolsonaro é um estadista e está preocupado com o País. Nos últimos tempos, o Brasil esteve de costas para a Amazônia e vamos inverter isso. Precisamos integrá-la e isso se faz com infraestrutura; BR-319 e a hidrovia do Madeira são prioridades", destacou o vice-presidente.

O coordenador da bancada do Amazonas, no Congresso Nacional, senador Omar Aziz (PSDAM) lembrou que ao afirmar que "comerá a boina se a BR-319 não fora asfaltada"no governo Bolsonaro, o vice-presidente se compromete com o Amazonas e toda a região.
"Com a forte ligação que ele tem com a nossa região e sabe da importância estratégica, espero que ele possa nos ajudar a asfaltar a BR-319 e somar força ao nosso pleito, mesmo porque até mesmo Até 2020, licença será resolvida.

A rodovia BR-319 tem 855 quilômetros de extensão, mas o trecho que vai do quilômetro 250 ao 655 não foi recuperado por problemas nas licenças ambientais presidente da República já havia se comprometido com a conclusão da obra", disse Omar Aziz.
Para o senador Eduardo Braga (MDB-AM), se o governo federal não editar uma medida provisória cujo texto está na Casa Civil desde o fim do primeiro semestre de 2018 ­ para resolver o problema de mais de 50 obras no Brasil que estão travadas por falta de licenciamento ambiental, a promessa do vice-presidente Hamilton Mourão, feita em Manaus,
ajuda, mas não resolve.

"Precisamos simplificar o licenciamento ambiental de uma estrada que já foi asfaltada para que o governo possa licitar e realizar a obra; é preciso inclusive atualizar o projeto executivo que está defasado", declarou Braga.

Comentário POR Saleh Hamdeh
REPRES. DA FIEAM/CIEAM EM BRASÍLIA

Investimento em infraestrutura

Há 49 anos o Amazonas viveu uma experiência única de integração nacional de sua economia e de sua conexão cívica e rodoviária com outros brasileiros, vizinhos ou não, com a inauguração da BR 319. Entretanto aquilo que parecia o inicio de uma importante etapa para a inclusão socioeconômico dos brasileiros amazonenses, tornou-se um pesadelo sem fim. Entra governo, sai governo, promessas e mais pro messas. E a rodovia cada vez mais deteriorada. Ouvir a promessa de solução, do vice presidente, que conhece a importância desta rodovia para a integração da Amazônia, resgata a nossa esperança e otimismo.
O setor empresarial, que por décadas investe em emprego e renda, gerando riqueza para a região, não enxerga outra saída se não investir em infraestrutura para busca da tão necessária competitividade".

"Nós temos que investir na BR-319 com todos os problemas da questão ambiental e isso requer determinação e coragem do presidente da República" Hamilton Mourão Vice-pres. da República.

Não é a primeira vez que membros do governo federal prometem concluir a pavimentação da BR-319. Em 12 fevereiro deste ano, os governadores do Amazonas, Rondônia, Roraima e o vice-governador do Acre, além de deputados federais e senadores da Região Norte, procuraram o ministro de Infraestrurtura, Tarcísio de Freitas.

Ele assegurou que o governo de Jair Bolsonaro tem interesse político em resolver o passe da BR-319 e vai pavimentar a estrada. Até o final do primeiro semestre de 2020, o Ibama e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vão realizar o licenciamento ambiental, com a coleta de fauna e flora, resolver as questões indígenas e a apresentação de todo o projeto de engenharia com a elevação do greide da estrada (declividade) para evitar as alegações e a construção de pontes.

O ministro informou que já existem R$ 100 milhões no Orçamento da União de 2019 para os trabalhos de manutenção e trafegabilidade da rodovia. "Nosso compromisso é acelerar o estudo de impacto ambiental (Eia-Rima), obter o licenciamento, fazer a licitação e começar a obra no ano que vem. É claro que um empreendimento desse porte não pode ser feito em um ano, mas ao longo de quatro, cinco até seis anos. Este governo vai iniciar a pavimentação dos 400 quilômetros centrais, fazer a manutenção dos trechos da ponta para que o próximo governante conclua a BR-319".

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