CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Comunidade pede pelo CBA

  1. Principal
  2. Notícias

05/08/2014

No discurso feito ontem no plenário do Senado, comemorando a promulgação da Emenda Constitucional 83, que prorroga a Zona Franca de Manaus até 2073, a senadora Vanessa Grazziotin demonstrou preocupação com o futuro pós ZFM e pediu mais investimentos nas instituições de ciência e tecnologia instaladas na região, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Embrapa e o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). "O CBA tem uma estrutura invejável, montada com recursos da Suframa, esse centro ainda carece de uma personalidade jurídica para ter agilidade, seja na contratação de pesquisadores ou na formatação de parcerias voltadas à produção da biotecnologia e ao patenteamento dos novos produtos. É com muita tristeza que a gente vê o tempo que estamos levando para firmar a existência do Centro de Biotecnologia", declarou.

A preocupação da senadora se estende por toda a comunidade acadêmica do Estado. Circula pela internet, em um site especializado (www.avaaz.org), uma petição endereçada aos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) e de Ciência e Tecnologia (Mcti) pedindo que seja concedida a personalidade jurídica do Centro de Biotecnologia da Amazônia.

O documento público informa que o CBA, inaugurado em 2002, foi criado para a promoção e inovação tecnológica a partir dos produtos e processos da biodiversidade amazônica como forma de responder as questões expostas sobre o desenvolvimento sustentável da região. Em 2004, iniciou suas atividades com a contratação dos primeiros colaboradores e bolsistas e constituído por 25 laboratórios para pesquisa e desenvolvimento, um núcleo de produção de extratos; uma planta-piloto de processos industriais; uma incubadora de empresas de base tecnológica, um museu e áreas de apoio ao empreendedorismo e gestão da inovação.

De 1998 a 2013 foram alocados aproximadamente R$ 100 milhões em recursos financeiros para o projeto de estruturação do Centro. "Apesar de todo o esforço para a constituição do CBA, este ainda não possui uma identidade jurídica, o que se constitui como principal entrave para o desenvolvimento integral de suas atividades. Por isso, conclamamos a conscientização do papel e import6ancia do CBA, para que não seja perdido todo o investimento político, social, científico e tecnológico que fazem parte da construção do CBA", diz a petição da comunidade acad6emica do Amazonas.

Fonte: Jornal A Crítica

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House