27/08/2014
Moto Honda da Amazônia
Presente no país desde 1971, no segmento de importação e desde 1976 produzindo no PIM (Polo Industrial de Manaus), a Moto Honda da Amazônia está no ranking das 15 maiores empresas nas regiões Norte e Nordeste. Em 2013 a multinacional acumulou vendas de US$ 3.008,4 milhões, empregando 10.373 funcionários. Para todo o complexo produtivo de suas marcas, a Honda conta com mais duas unidades, localizadas em Manaus: a Honda Tecnologia da Amazônia Indústria e Comércio, responsável pela fabricação e pela manutenção de moldes e ferramentas de produção, e a Honda Componentes da Amazônia, que responde pela fabricação de componentes e subconjuntos (escapamento, rodas, guidões e peças para chassis, entre outros).
Reconhecimento do trabalho
Estar ranqueada entre as maiores em um período turbulento da economia, com poucas vendas externas, reflete o foco principal do trabalho da Moto Honda em superar as expectativas dos clientes, explica o diretor-executivo de Relações Institucionais da Honda South America, Paulo Takeuchi. “Há 43 anos, trabalhamos para oferecer produtos da mais alta qualidade e tecnologia, além de excelência nos serviços prestados por nossa ampla rede de concessionárias de todo o Brasil. Apesar das dificuldades do mercado, seguiremos empenhados em continuar merecendo a confiança e preferência dos brasileiros”, conta.
Crescimento em 2014
Em um ano atípico, com feriados prolongados e a Copa do Mundo impactando o mercado de motocicletas neste 1º semestre de 2014, e as restrições de crédito para modelos de baixa cilindrada, variações cambiais e inflação, ainda assim Takeuchi, é confiante. “O primeiro semestre não nos permitiu avançar em volume. Mas, para o final do ano, prevemos uma estabilidade do segmento e aumento das vendas de modelos de alta cilindrada, que tem sido um dos focos dos nossos investimentos para 2014”, comenta o diretor.
Apostando no Amazonas onde é grande a proporção moto/habitante, a Honda pretende estreitar ainda mais esta relação. “O Estado tem um grande potencial de crescimento e é considerado estratégico para a expansão dos nossos negócios. Nesse sentido, foi inaugurada, em 25 de julho, uma nova concessionária Honda na cidade de Manaus, que deve reforçar, ainda mais, o mercado de motocicletas na região,” resume Takeuchi.
Outras do ranking
Desde antes da criação da ZFM (Zona Franca de Manaus) em 1967, Manaus vem abrigando empresas de todos os portes e de acordo com lista divulgada em julho por uma revista de circulação nacional, das 15 maiores do Norte e Nordeste em 2013, cinco estão no Estado. De comércio de medicamentos a petróleo e derivados, de multinacionais a empresas familiares, Pague Menos, P&G, Samsung e Petróleo Sabbá geram empregos e renda, contribuindo para a economia do Amazonas.
Fonte: JCAM