CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Como os editais de inovação aumentam a competitividade da indústria?

  1. Principal
  2. Notícias

05/11/2020

Por Sistema Fiep

O Brasil ocupa o 66º lugar no ranking mundial de inovação. Para os próximos cinco anos, a expectativa é de que o país dê um salto. É o que aponta um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em que 1/3 dos empresários disseram acreditar que o grau de inovação da indústria brasileira será alto ou muito alto até 2025. Para isso acontecer, será preciso desbravar alguns caminhos – e eles passam por linhas de financiamento.

“Os editais são cruciais para que as indústrias possam inovar. Com políticas públicas realizadas em conjunto com o setor, o fomento é muito maior. Essa é uma receita que já funciona no mundo inteiro. Aqui, ainda temos poucas linhas, mas algumas são muito importantes, como a Plataforma Inovação para a Indústria, do Senai, e os editais da EMBRAPII – (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos)”, conta Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

A instituição trabalha lado a lado com as indústrias para acelerar a inserção nos editais e programas de fomento brasileiros: auxilia a escrever os projetos e a identificar as linhas de financiamento mais adequadas para cada negócio.

Inovação para a saúde

Em 2020, novos editais trouxeram mais fôlego para a produtividade da indústria. Com a pandemia, o governo federal abriu linhas de financiamento para abarcar soluções relacionadas à crise sanitária. Foi a partir daí que a True Work, startup acelerada do Sistema Fiep, iniciou novos projetos. “Estamos finalizando o Monitor de Quarentena com os Institutos Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica e Tecnologia da Informação e Comunicação. Recentemente, aprovamos novo projeto na chamada Subvenção 03/2020, da Finep. Com esse recurso, será feito o monitoramento IoT de colaboradores com sintomas iniciais de SARS-COV2, que terá a prestação de serviço do IST em Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina”, conta Adriano Favaro, sócio-administrador e diretor de IoT da True Work.

Com as ideias saindo do papel, startups como a True Work entram em um novo momento no cenário de inovação. “A parceria com os ISTs tem sido muito importante para complementar e desenvolver competências do nosso time, melhorando a comunicação e a estruturação de nossos processos”, completa Adriano.

Produtividade

O gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Sistema Fiep destaca que indústrias que investem em inovação podem aumentar a produtividade. Um exemplo foi o programa Brasil Mais Produtivo, realizado pelo governo federal em parceria com o Senai a partir de um projeto piloto, que iniciou em 2014. O programa ajudou a implantar ferramentas do lean manufacturing (manufatura enxuta) em diversas empresas, que tiveram impacto de produtividade de, em média,42%.

“Por meio do Senai, nós ajudamos a indústria a compreender qual é seu processo ou produto inovador, identificar a melhor linha de fomento e captar os recursos para dividir o risco dos investimentos. Inovação é sempre um processo arriscado, mas os ganhos em produtividade e competitividade sempre são maiores”, conclui Fabrício Lopes.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House