29/08/2013
A Pró-Reitora de Extensão (PROEX), Sandra Magni Darwich, discorreu sobre a história do Instituto e enfatizou que segundo dados do INEP/MEC 2011, o IFAM foi considerado a melhor instituição de ensino superior no Amazonas, ficando em terceiro lugar no ranking da região Norte. “Atualmente, possuímos 10 campi em todo o Estado e contamos com uma infraestrutura de 184 salas de aula, 93 laboratórios, 13 auditórios e 10 bibliotecas para atender os alunos da educação profissional técnica de nível médio, seja na forma integrada, subsequente, EJA (Educação de Jovens e Adultos), EAD (Educação a Distância), além dos cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação (PROEJA)”, disse Darwich ao falar do leque de cursos oferecidos com fins de qualificação profissional.
“Até 2014 teremos mais quatro novos campi no interior, localizados em Eirunepé, Tefé, Humaitá e Itacoatiara, totalizando 14 campi no Amazonas”, destacou o reitor João Martins Dias durante a reunião.
De acordo com o diretor do CDMI (Campus Manaus Distrito Industrial), José Pinheiro, o IFAM já realizou diversas parcerias de êxito com empresas de grande porte e expressão no mundo. “Posso citar as multinacionais Petrobras e Genius, e também o Inmetro como organizações que já foram parceiras em alguns projetos que o IFAM desenvolve. Temos capital intelectual com bons professores e alunos para desenvolver projetos”, falou Pinheiro que citou os egressos Jonathas Ferreira, responsável pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung e, Luciano Leite, supervisor de Treinamento em RH na multinacional coreana, como exemplo de profissionais bem-sucedidos no mercado atual de trabalho.
Projetos de Responsabilidade Social com foco na Educação
Para Nicolas Chacon, da Samsung, este ano a empresa selecionou quatro países para participar do programa de responsabilidade social. O foco dos projetos no Brasil está voltado para a educação. “Estamos visitando várias instituições no Brasil a fim de conhecer o trabalho desenvolvido e futuramente firmar parcerias”, falou Chacon que esteve acompanhado pela estrategista global, Fátima Abdulla e pelo consultor de gestão, Rodrigue Nselel.
Fonte: JCAM