23/06/2020
Fonte: BNC Amazonas
O Comitê Indústria ZFM Covid-19 realiza sua 14ª reunião virtual nesta segunda-feira, dia 22, entre 16h e 18h.
O grupo é formado pela Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam), Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) e sociedade civil.
Entre os assuntos da pauta, está a proposta para a nova Zona Franca de Manaus (ZFM) no pós-pandemia.
O tema será apresentado pelo economista Márcio Holland, professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas.
Reforma tributária
O segundo assunto da reunião do Comitê será sobre a reforma tributária, dentro do painel “Breves análises e a economia do Amazonas”.
Este assunto está sob a responsabilidade do auditor fiscal Nivaldo Mendonça, coordenador do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos da Secretaria de Fazenda (Sefaz-AM).
As atualizações sobre a cooperação institucional no período da pandemia no estado do Amazonas serão feitas pelo presidente do Cieam, Wilson Périco.
“Um novo normal”
Conforme o presidente do Conselho Superior do Cieam, Luiz Augusto Rocha, o GT ZFM Pós-Pandemia é parte de uma agenda do painel de sugestões coletado nas reuniões semanais do comitê.
Desde a primeira reunião do colegiado, em 6 de abril, foram apresentadas 86 sugestões, das quais 71 foram aceitas pelo governo, instituições e entidades empresariais. 64 delas já foram concluídas.
“O grupo de trabalho vai se debruçar sobre essas as propostas apresentadas com o novo normal da nossa economia; repassar nossos gargalos e oportunidades para assegurar maior competitividade, adensamento produtivo e tecnológico do Polo Industrial de Manaus”, diz Luiz Augusto.