19/04/2023
Além de integrar os profissionais de RH das empresas associadas, a comissão busca disseminar práticas criativas e inovadoras
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) retomou na última quinta-feira, 13, os trabalhos do setor de recursos humanos. A missão da Comissão de Recursos Humanos do centro é contribuir para a evolução constante do grupo de colaboradores das empresas associadas.
“O CIEAM tem uma expectativa muito grande sobre o que essa comissão possa produzir, trazendo benefícios não só para as indústrias, como valorizar o trabalho que é feito em cada uma delas no desenvolvimento de mão de obra e recursos humanos”, explicou o presidente do Cieam, Lúcio Flávio Morais de Oliveira na abertura da reunião.
Mas o objetivo é ir além. Segundo Oliveira, o legado de qualificação profissional promovido pela Zona Franca de Manaus é um legado que ainda não recebeu o devido reconhecimento da opinião pública. “Além da questão fiscal, onde o estado do Amazonas contribui com o país mais do que recebe do governo federal, às vezes a gente deixa de mencionar esse bem intangível que a ZFM nos deixa, que é o desenvolvimento de pessoal”, afirmou.
Silvana Aquino, coordenadora da comissão, lembrou que a Zona Franca de Manaus também tem potencial para se tornar um polo modelo ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance), que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. “Temos muitos projetos incríveis realizados nas indústrias do polo e precisamos divulgá-los”.
“Precisamos falar de incentivos fiscais sim e fortalecer nossa marca, mas precisamos deixar claro que fazemos muito mais do que isso”, enfatizou Silvana, que também é gerente de RH e ESG da Visteon Brasil e presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Amazonas (ABRH-AM) que apresentou o cronograma de atividades da Associação para 2023.
Além de integrar os profissionais de RH das empresas associadas, a comissão busca ainda sincronizar ações quanto às práticas, otimizando o potencial dos colaboradores, além de disseminar práticas criativas e inovadoras. Exatamente por isso Silvana deixou claro que o objetivo da comissão é ir além da folha de pagamento. “Vamos abrir esse leque e mudar esse mindset”, sugeriu.
CONAMARH 2023
A coordenadora aproveitou ainda para dar mais detalhes sobre a realização do 20º Congresso Amazônico de Recursos Humanos (CONAMARH) nos dias 24 e 25 de agosto. O CONAMARH terá sua primeira edição com esse nome em 2023, que terá como tema “Do Seringal à Inteligência Artificial” e será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques.
Fonte: Comunicação CIEAM
imprensa@cieam.org.br