CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​Comissão CIEAM de Logística inicia ano com debate sobre expansão do transporte aéreo de cargas na região

  1. Principal
  2. Notícias

07/02/2024

A Comissão de Logística do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, coordenada pelo professor da UFAM, Augusto Cesar Rocha, deu início às suas atividades de 2024 com um encontro focado na expansão das cargas no aeroporto de Manaus e na América do Sul. Participaram do evento nesta terça-feira (6) representantes do Aeroporto Internacional de Manaus-VINCI, Allog Group-São Paulo, ATLAS AIR-São Paulo e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A reunião marcou o início dos trabalhos do ano, com ênfase no transporte aéreo, destacando ações para o desenvolvimento da Região Norte, a partir do aeroporto de Manaus e Norte da América do Sul. O presidente-executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, gerente geral do Aeroporto Internacional de Manaus-VINCI, Thiago Brandão, o diretor aéreo do Allog Group-SP, Rene Genofre, o diretor regional Brasil, Colômbia e Argentina da ATLAS AIR-SP, Luis Del Valle e representantes da ANAC, o gerente de Acompanhamento de Mercado, Marco Antônio Lopes e o gerente de Acesso ao Mercado, Roque Felizardo da Silva Neto trouxeram suas perspectivas sobre o cenário logístico regional.

A pauta do encontro apresentou temas como ações estratégicas para o desenvolvimento da Região Norte com foco nas soluções aéreas e logísticas, através do Terminal de Cargas do Aeroporto de Manaus, rotas e serviços para Manaus e o papel do agente de cargas na logística mais eficiente, potencial aporte da Atlas Air ao desenvolvimento e crescimento do volume de cargas na região e ANAC e a promoção do transporte aéreo.

Augusto Cesar Rocha enfatizou a importância de buscar soluções eficazes de logística, propondo alternativas e soluções negociadas para integrar as empresas e impulsionar o setor. A Comissão também manifesta seu compromisso em abordar não apenas o modal aéreo nas próximas reuniões, mas também o fluvial e o rodoviário nas próximas reuniões. “Além do transporte aéreo, a Comissão planeja abordar ao longo do ano diversos modais, como o rodoviário. A recuperação da BR-319 com garantias ambientais e a preocupação com a seca sazonal que impacta a logística industrial do Polo Industrial de Manaus são pontos destacados”, adiantou.

Custos

Diante dos desafios do transporte aéreo em 2024, as indústrias expressaram preocupações quanto ao aumento de custos. “O CIEAM já manifestou essa preocupação formalmente e todo o time da Vinci que se colocou à disposição para rever e estudar essa questão”, disse o presidente Lúcio Flávio Morais de Oliveira.

O professor ressaltou a oportunidade de construir o Plano Amazonense de Logística e Transportes, visando conduzir propostas para investimentos em infraestrutura no transporte de cargas. O objetivo é essencial para o funcionamento da indústria, visando a redução das desvantagens competitivas em logística do Polo Industrial de Manaus e a ampliação da atividade econômica na região.



https://www.w3.org/1999/xlink"> stroke="none" stroke-width="1" fill="none" fill-rule="evenodd">
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Centro da Indústria do Estado do Amazonas - CIEAM (@cieam.oficial)




Fonte: Assessoria de Comunicação CIEAM

Texto: Fabíola Abess

Foto: Fernando Lemos


Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House