
23/05/2025
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) promoveu, nesta quinta-feira, dia 22 de maio, o I Diálogo de Inovação, uma iniciativa conjunta da Comissão CIEAM de Competitividade, coordenada por Augusto César Barreto Rocha, e da Comissão CIEAM de Desenvolvimento e Inovação, coordenada por Mariana Barrella. O objetivo central foi debater estratégias para o fortalecimento do ambiente de inovação em Manaus e no estado do Amazonas. O encontro contou ainda com a participação remota do presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Barreto Rocha.
O evento reuniu importantes representantes do setor público, privado e acadêmico. Entre os destaques estiveram Jeibi Medeiros da Costa, Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da SEDECTI, que apresentou a visão do Governo do Estado para a área; e Rafael Soares Gouveia, da Coordenação-Geral de Gestão Tecnológica da SUFRAMA, que compartilhou iniciativas da autarquia voltadas à integração tecnológica das indústrias. Também participaram do encontro Pedro Cavalcante, CEO da COMMUNY, e a Dra. Diana Guimarães Azin, Coordenadora na Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação (CP-CTI) da Procuradoria-Geral Federal (PGF), que enriqueceram os debates com suas contribuições técnicas e institucionais.
A programação incluiu um debate aberto com os participantes, que resultou na convergência em torno de ações prioritárias para o ecossistema de inovação regional. Entre os pontos destacados estão a proteção aos investimentos já realizados, o fortalecimento das equipes técnicas locais, e a valorização de perfis multidisciplinares capazes de responder aos desafios do setor com inovação e sustentabilidade. Outro eixo relevante das discussões foi a ampliação da integração entre governo, indústria e academia.
O I Diálogo de Inovação reforça o papel do CIEAM como articulador estratégico e protagonista no fomento à inovação sustentável no Polo Industrial de Manaus e no Amazonas.
Para mais informações acesse o site do CIEAM em: cieam.com.br e siga nossas redes sociais.