19/11/2013
Em 2012, foram vendidas cerca de 223 milhões de unidades de TVs de tela fina no mundo, uma queda de 2% em relação ao ano anterior. Já o Brasil fechou na contramão do mercado, com crescimento de 18%. Entre junho e agosto de 2013, o País teve uma expansão do consumo de televisores, impulsionada principalmente pelas TVs de LED, que representaram 90% do total comprado pelos brasileiros, contra 7% de Plasma.
Apesar da alta penetração, televisão de tela fina é o produto com maior intenção de compra: 83% das 500 pessoas ouvidas nas capitais em outubro pela GfK afirmaram ter uma TV de tela fina em casa e a maior parte, ou 32%, respondeu ser este o item que pretende comprar nos próximos seis meses.
“Entre os entrevistados, 44% disseram que o produto mais desejado de compra para a Copa é a televisão de tela fina. Sendo que uma maior concentração, ou 59% dos compradores em potencial, está no Nordeste”, afirmou o gerente da Área Digital da GfK, Alex Ivanov. O preço é o que mais pesa na decisão de compra do produto, seguida pela marca do fabricante e melhor resolução de imagem.
TVs 3D
O estudo da GfK revela também que, na comparação com outros países, as TVs 3D ainda têm uma menor participação no Brasil: em 2013, representam apenas 15% do mercado, contra 85% de televisores convencionais.
Na China, essa proporção é de 42% (3D) para 58% (convencional); na Alemanha é de 39% (3D) para 61% (convencional). Já as TVs conectadas crescem em todos os países, com queda de 6% nos preços no Brasil: de R$ 1.257 para R$ 1.176 entre janeiro e agosto de 2012 e 2013.
Fonte: MSN Economia