CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Com investimento de R$ 200 milhões, Itajaí (SC) terá entreposto da Zona Franca

  1. Principal
  2. Notícias

19/07/2022

Malu Dacio

malu@acritica.com

19/07/2022 às 18:17.

Atualizado em 19/07/2022 às 20:18


O município de Itajaí em Santa Catarina, Sul do Brasil, receberá investimentos de R$200 milhões de reais para um grande centro logístico para abrigar um entreposto da Zona Franca de Manaus. Um primeiro módulo pretende iniciar os trabalhos ainda em outubro deste ano, mas o projeto tem previsão para concluir em 2025 com expectativa de gerar 600 empregos diretos na cidade. As informações são do site da prefeitura de Itajaí.

O empresário e atual presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Carlos da Silva, explica que os entrepostos se configuram em um importante mecanismo estruturante, uma vez que possibilitam substancial impacto positivo sobre o fluxo de capital das indústrias.

“A implantação desse entreposto (em Itajaí -SC) é um importante ganho logístico para o Polo Industrial de Manaus”, defendeu Silva. Ainda segundo o presidente, a localização estratégica em Itajaí, Santa Catarina, é logisticamente privilegiada.

“Permitindo um célere escoamento da produção local para os principais mercados consumidores com o usufruto dos incentivos fiscais do Polo Industrial de Manaus”, completou Antonio Silva.

Em nota, a Suframa informou que o Entreposto em Santa Catarina é uma permissão dada pelo Governo do Amazonas para empresas de logística com o objetivo de proporcionar diferimento de pagamento do ICMS para as mercadorias entrepostas.

“Com isso, melhora o fluxo de caixa da empresa e aumentam as vendas da Zona Franca de Manaus (ZFM). Este tipo de entreposto já ocorre em outros estados, como Rio de Janeiro e Pernambuco, por exemplo”, explica o órgão.

Sobre o Centro

De acordo com a prefeitura de Itajaí, o complexo, com 80 mil metros quadrados de área operacional, está sendo construído no bairro Brilhante e o primeiro módulo de ficar pronto e começar a operar ainda em outubro deste ano.

O grupo mineiro BRL Properties é o detentor do projeto e trata a respeito da construção com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí desde 2021. Ainda segundo o município, a empresa ZF-Log detém a licença para operar o entreposto da Zona Franca fora de Manaus. Sobre os entrepostos, tratam-se de cinco no Brasil e o de Itajaí é o único no Sul do país.

No entreposto a mesma isenção tributária que é aplicada no aqui no Estado Amazonas abrange as mercadorias e permite que estas possam ser movimentadas, fracionadas e reexpedidas para todo o Brasil. Ao site NSC Total, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, que intermediou as negociações para instalação da Zona Franca, a previsão é que o entreposto sulista receba cargas de grandes empresas como Philco, Samsung, Positivo, Intelbras e TLC, segundo o município Sul Catarinense.

O prazo para que as cargas recebidas em um entreposto da Zona Franca é de até 270 dias com a isenção de encargos. “O início das operações no complexo logístico do Brilhante deve aumentar consideravelmente a movimentação de mercadorias em Itajaí. Essa facilidade logística da região, aliás, foi determinante para a instalação do empreendimento na cidade”, diz a notícia.

Os fatores que chamaram a atenção dos investidores para a cidade, segunda a prefeitura, foi a proximidade com outras cidades da região e a facilidade de escoamento pela BR-101 e por meio da cabotagem (entre portos), além da disponibilidade de uma área grande.

Fonte: Acrítica

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House