CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Com Galaxy, TVs e HB20, empresas sul-coreanas conquistam brasileiros

  1. Principal
  2. Notícias

02/12/2014

Enquanto a economia mundial volta boa parte da atenção para os chineses, aqui no Brasil os sul-coreanos ganham mercado e conquistam os consumidores com produtos que são febre nacional, como os celulares da linha Samsung Galaxy, os carros HB20 e Veloster (ambos da Hyundai), e as SmarTVs da LG.

Em 2013, o fluxo de investimentos sul-coreano no Brasil foi de US$ 544 milhões, número 494% maior do que os US$ 110 milhões de aporte chinês, segundo dados do Banco Central. No ano passado, 31 novas empresas sul-coreanas desembarcaram no País, de acordo com dados Agência Nacional de Comércio Exterior da Coreia do Sul (Kotra). O forte das empresas é alta tecnologia.

Sérgio Freidheim, diretor de Marketing da LG Electronics, afirma que 2014 é um ano muito positivo para a empresa no Brasil, conhecida principalmente pela qualidade de telas e displays. “A estrela do ano será a TV OLED. Fomos a primeira empresa do mercado a conseguir lançar comercialmente essa tecnologia. Também destacamos a Ultra HD 4K com altíssima qualidade de imagem, com resolução quatro vezes maior que a Full HD”, diz Freidheim.

O que move o desenvolvimento das linhas da empresa, segundo o executivo, é o melhoramento da experiência e a capacidade de imersão do usuário no ato de ver TV. “A tendência é os consumidores enxergarem cada vez mais as smart TVs como uma forma de aprimorar a experiência.”

Além de ter boa participação no mercado de TVs, a LG ampliou em 31% (de 2013 para 2014) seu portfólio na área de Mobile Communications, com 22 lançamentos apenas Brasil. Em julho, a empresa lançou o smartphone G3, top de linha, e o primeiro do mercado a contar com tela Quad HD, a maior resolução disponível nesse segmento. No Brasil, a LG é a segunda no mercado de smartphones, com 22% de participação, atrás apenas da também coreana Samsung, que tem 42% do mercado, segundo dados do IDC.

Além disso, Freidheim enfatiza que a empresa realiza campanhas “tropicalizadas” – que conversam diretamente com o consumidor brasileiro e falam sobre o que ele quer ouvir, em sua língua. A LG tem unidades de produção em Taubaté (SP) e Manaus (AM) e emprega aproximadamente 6.594 funcionários, englobando as fábricas, a sede em SP e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que fica em São Paulo.

Fonte: Portal IG.com.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House