21/08/2022
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21/08/2022 às 14:26.
Atualizado em 21/08/2022 às 18:38
Neste domingo (21), a Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, completa 30 anos em Manaus. O ano era 1992 e a principal fabricante de eletrodomésticos das categorias de cozinha e lavanderia do mundo, Whirlpool, chegava na Zona Franca de Manaus, seguindo seu plano de expansão no país. Até então, a companhia possuía duas unidades fabris no eixo sul/sudeste, uma em Santa Catarina e outra em São Paulo. A Whirlpool é uma empresa centenária que, além da inovação ser um fator marcante da companhia, tem o forte compromisso com os pilares ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança).
Em 1998, quatro anos depois de dar início à produção de ar-condicionado de janela, a unidade recebeu investimento de 4 milhões de dólares para uma ampliação de 113 mil metros quadrados, com quase metade do espaço dedicado a áreas verdes, para a preservação da biodiversidade no entorno da fábrica. Todo o avanço industrial seguiu a mesma linha de responsabilidade ambiental, por exemplo: 98% da água utilizada na produção é de reuso e passa pelo processo de recirculação e, desde 2015, atingiu a meta de zero resíduos para aterro. Além disso, a companhia utiliza 100% de energia limpa e certificada na fábrica, iniciativa mais recente e que fortalece o trabalho que já vem sendo desenvolvido de redução e eficiência energética e reforça seu comprometimento de ser Net Zero em todas as suas operações no mundo até 2030.
De 2011 até 2020, a companhia expandiu a produção do seu portfólio na região e começou a produzir o modelo de ar-condicionado split, lava-louças, adquiriu linhas automatizadas de micro-ondas, iniciou e aumentou a capacidade da produção das linhas B.Blend, joint-venture formada pela Whirlpool e Ambev, primeira e única plataforma de bebidas em cápsulas all-in-one do mundo.
O gerente sênior da Whirlpool em Manaus, Juliano Lima, explica que, além do avanço tecnológico da linha de produção, o legado de responsabilidade social também marca a atuação da companhia na região. Após 28 anos na Zona Franca de Manaus, veio o que ninguém esperava: a pandemia de Covid 19. Neste momento difícil para o mundo todo, ciente de seu papel social, a empresa doou mais de 125 mil EPI’s médicos, como máscaras Face Shield e cirúrgicas.
“A companhia também atuou na crise de oxigênio no Amazonas com a liberação de mais de 3 mil metros cúbicos de oxigênio e, em parceria com o “Juntos pelo Amazonas”, entre outras empresas e entidades, foi realizada a doação de R$ 1,6 milhão à Fiocruz para gestão de uma usina de produção de oxigênio”, relembra Juliano.
E em meio às mudanças ocasionadas pela pandemia, a fabricante lançou o ‘Programa de Apoio ao Empregado’, prestando assistência profissional de psicólogos, assistentes sociais, advogados e especialistas financeiros a qualquer momento e em qualquer lugar para todos os colaboradores e seus dependentes legais.
“Tenho muito orgulho em fazer parte dessa empresa, do forte legado que tem na comunidade e, claro, com os colaboradores que fazem parte dessa jornada. Por aqui, temos o dever de zelar pelo bem-estar e, entre as iniciativas, proporcionamos short friday para cargos administrativos e operacionais, um amplo programa de ergonomia que envolve pausas, rodízios de postos de trabalho e ginástica laboral e participamos do movimento #MenteEmFoco da ONU, que tem o compromisso de cuidar da saúde mental dos colaboradores e já coleciona mais de 70 iniciativas relacionadas ao tema”, reforça o gerente sênior da Unidade de Manaus.
A empresa também investe em ações voltadas para as mulheres, que são 49% - sendo que 45% estão em cargos de gerência da companhia, como o lançamento de uma sala de lactação, creche, em parceria com o SESI, e o Programa Jeito de Amar, que conta com profissionais da saúde abordando temas relacionados à maternidade.
Já no pilar de Governança, entre as iniciativas, a Whirlpool conta com o ‘Programa Global de Ética e Compliance’, que tem por objetivo aprimorar e capacitar os colaboradores com ferramentas e recursos. Um exemplo é o Manual de Integridade, que oferece mais de 20 horas de treinamento sobre ética, além de eventos e palestras. Há também a premiação ‘Supplier Awards’, que identifica as principais entregas dos fornecedores ao longo do ano, considerando suas iniciativas frente ao tema ESG e que estão conectadas aos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Whirlpool está à frente de um projeto de impacto nacional, o Consulado da Mulher. A ação social da marca Consul nasceu com o compromisso de investir no empreendedorismo feminino e atua em Manaus desde 2007, beneficiando mais de duas mil pessoas na região. Este ano, o Consulado da Mulher lançou uma série documental chamada “Todo Dia É Dia”, protagonizada por mulheres assessoradas pelo instituto. São 8 episódios, todos disponíveis no YouTube, que trazem as histórias emocionantes de brasileiras empreendedoras que mudaram suas realidades ao vencerem o medo de abrir o próprio negócio e conquistaram independência financeira e emocional.
Os projetos sociais da companhia se estendem ao patrocínio e financiamento direto de iniciativas regionais, também alinhadas aos ODS. Desde de 2016, já foram realizados mais de 11 projetos na capital, entre eles, o “Robótica nas Escolas”, que incentiva práticas pedagógicas e a criatividade por meio do reaproveitamento de materiais, e o “Empreendedorismo e Sustentabilidade”, que capacita mulheres levando ideias inovadoras e oportunidades de negócios sustentáveis.
“Faz parte da agenda da Whirlpool apoiar iniciativas sociais, sejam elas ligadas à cultura, educação, que fomentem o empreendedorismo e que atuem de forma inclusiva. Construir esse legado em Manaus é motivo de orgulho para todos nós”, ressalta Juliano.
Fonte: Acrítica