CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Com FesPIM, Suframa contrapõe ZFM à política econômica de Paulo Guedes

  1. Principal
  2. Notícias

28/11/2019

Fonte: Amazonas Atual

Apresentada como o maior evento de sustentabilidade da Amazônia, a primeira edição da FesPIM (Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus) é uma estratégia da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) para contrapor o sistema de incentivo scal à política de redução da renúncia tributária do ministro da Economia, Paulo Guedes, e mostrar que o modelo Zona Franca de Manaus é viável economicamente e deve ser mantido.

Ao relacionar tecnologia e sustentabilidade como vitrine do evento que começa nesta quarta-feira, 27, e vai até sexta-feira, 29, a Suframa, enquanto autarquia federal, assume a defesa da ZFM frente à visão de Guedes que alega serem os incentivos scais nocivos à economia do país. O presidente Jair Bolsonaro abre o evento nesta quarta, pela manhã.

Alfredo Menezes, superintendente da Suframa, vê a feira como uma forma de dar visibilidade para a ZFM, que fora do estado, sobretudo na região Sudeste, não tem apoio. “Entramos no momento da reforma tributária e precisamos atrair a atenção de todos para a importância da Zona Franca de Manaus. Vejo essa feira como uma ocasião ideal para fazermos uma convocação e uma mobilização de toda a sociedade brasileira para que conheçam de fato o nosso modelo de desenvolvimento e suas diversas contribuições para o país” , diz Menezes.

A estratégia inclui convencer os investidores de que 500 indústrias que geram de meio milhão de empregos diretos e indiretos mantém a floresta em pé, condição que se choca com os discursos de Paulo Guedes.

Embora defendida como fonte de sustentabilidade para a preservação da Floresta Amazônica, para Guedes o modelo ZFM não é sustentável do ponto de vista econômico. O ponto de vista foi reforçado mais uma vez em estudo divulgado na segunda-feira, 25, pelo Ministério da Economia. O 12º Boletim Mensal Sobre os Subsídios da União apontou os benefícios tributários como um agravante das desigualdades regionais no Brasil.

De acordo com o resultado do boletim, a distribuição dos benefícios tributários do Simples Nacional foram mais efetivos que as políticas de promoção de desenvolvimento regional, o que inclui a Zona Franca de Manaus. Para a pasta da Economia, o modelo atual é caro para se manter, embora indústrias de polos de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, também recebam incentivos fiscal.

A abertura da FesPIM contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro, que armou que a Zona Franca “está prosperando”.

FesPIM

A feira que começa nesta quarta-feira, 27, no Studio 5 Centro de Convenções, segue até sexta-feira, 29, das 14h às 21h. A programação conta com 130 expositores, um espaço com a venda de produtos produzidos no PIM, além de itens importados. Todos os estandes foram confeccionados com materiais reciclados provenientes de palets, OSB (painel de tiras de madeira orientadas) e madeiras de reúso provenientes de embarcações desativadas.

As palestras começam às 17h, tendo na programação nomes nacionais e internacionais que abordarão temas como bioeconomia, investimentos e sustentabilidade.

As inscrições para ter acesso à área de exposições e às palestras são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço www.fespim.com.br ou diretamente na entrada da feira. Veja a programação completa AQUI.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House