CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​Com agendas no MCTI e DNIT, CIEAM amplia articulação por valorização da Zona Franca

  1. Principal
  2. Notícias

07/08/2025

Representantes do setor industrial amazonense defenderam, em Brasília, maior eficiência na aplicação de recursos públicos, reestruturação da base científica da Amazônia e a urgência na dragagem do Rio Amazonas.

O presidente-executivo do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Lúcio Flávio Morais de Oliveira, e o assessor de relações governamentais da entidade, Saleh Hamdeh, participaram de duas reuniões estratégicas nesta quinta-feira (7/8), em Brasília, reforçando o compromisso da entidade com uma agenda estruturante para a Amazônia.

Pela manhã, eles estiveram na Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia (SCTA), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde entregaram o estudo “Diálogos Amazônicos”, elaborado em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). O encontro reuniu o titular da SCTA, professor Dorival da Costa dos Santos (professor Ney), e o coordenador-geral Eliomar Mota da Cunha.


Durante a reunião, foram debatidos gargalos que dificultam o acesso de instituições amazônicas aos recursos federais, como a complexidade na prestação de contas, a baixa transformação de pesquisas em produtos e inovação, e a sub-representação de avaliadores da região Norte em editais da FINEP. Também foram abordadas a reestruturação científica no Amapá, a necessidade de descentralização orçamentária do CETE Amazônia e a integração entre academia e setor produtivo como caminho para resultados mais efetivos na Amazônia.

No mesmo dia, os dirigentes do CIEAM participaram de uma segunda reunião, na Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, com o diretor Edmar Tavares, para tratar da dragagem dos pontos críticos do Rio Amazonas, fundamental para garantir o fluxo logístico do Polo Industrial de Manaus.


Na ocasião, foi confirmada o início da dragagem em do Rio Amazonas. Lúcio Flávio destacou que a hidrovia do Amazonas é estratégica e insubstituível, mesmo com os avanços na infraestrutura rodoviária do estado. O executivo do CIEAM também reforço a importância de monitorar e fiscalizar a execução do contrato, garantindo resultados reais para a população e o setor produtivo.

Com uma agenda densa, o CIEAM reafirmou nesta quinta-feira sua posição como elo entre indústria, academia e governo, atuando para garantir que políticas públicas para a Amazônia sejam formuladas com base em dados, articulação técnica e representatividade regional.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House