02/08/2022
Luana Carvalho
luanacarvalho@acritica.com
01/08/2022 às 14:23.
Atualizado em 01/08/2022 às 14:23A taxa de desemprego no Brasil caiu para 9,3% no segundo trimestre e após dois anos de mercado retraído por conta da pandemia, hoje o país conta com uma boa perspectiva de vagas de trabalho. E para quem está buscando melhorar ou alcançar uma posição no mercado de trabalho, a maior rede social profissional do mundo, LinkedIn, tornou-se uma aliada dos candidatos e dos recrutadores.
Seja para conquistar um novo emprego ou apenas para se manter ‘atualizado’ no mercado de trabalho, a rede social que hoje possui mais de 300 milhões de usuários é uma ferramenta indispensável para a profissional de marketing Elimara Damasceno, 35, que desde 2013 utiliza a rede social.
No LinkedIn, Elimara aumentou seu networking e lembra que, para ela, a rede social é “um canal de possibilidades”. “Lá eu consigo fazer negócios, atualizar meu perfil profissional, cursos, etc. Com uma conta na rede a gente acaba ganhando credibilidade no mercado, se aproximando de outros profissionais e das empresas. Isso é muito valioso, pois conseguimos divulgar informações, ler opiniões, tudo que agregue valor ao nosso perfil profissional”, enfatiza Elimara.
A profissional de marketing também vê a rede como uma vitrine. E também foi no LinkedIn que ela aprendeu a fazer entrevistas de emprego. “O LinkedIn para mim hoje é primordial até porque é uma rede enorme, e quanto mais você conhece, mais descobre novas possibilidades”, complementa.
Vagas
Com a pandemia e períodos de isolamento social, muitas pessoas no mundo inteiro perderam seus empregos, pois tiveram que ficar em casa. Empresas fecharam e a alternativa para muitos profissionais foi procurar empregos remotos, os famosos ‘home offices’.
Mas o jogo tem virado. Um estudo divulgado pelo LinkedIn mostra a expectativa dos empresários brasileiros com o fim da pandemia de Covid-19. O levantamento aponta que as contratações no Brasil estão 40,6% maiores nos primeiros meses deste ano, quando comparado com dezembro de 2019, momento anterior à crise sanitária da Covid-19.
O levantamento destaca, ainda, que os anúncios de emprego no país cresceram ‘significativamente’ desde o início de 2022. Segundo a plataforma, isso se deve ao otimismo dos empresários na retomada econômica.
Especialista
Profissional com 10 anos de experiência em recursos humanos, a gestora de RH Alessandra de Faria, que está no LinkedIn há pelo menos 15 anos, explica que a ferramenta é uma das mais utilizadas pelos recrutadores, que veem mais facilidade de encontrar candidatos de acordo com os parâmetros que necessitam. “Hoje sou diretora de RH no Grupo Tiradentes e essa posição eu encontrei buscando vagas no LinkedIn”, relembra a profissional, que também trabalha auxiliando candidatos a montarem seus perfis na rede social.
Gestora de RH há 10 anos, Alessandra de Faria (Foto: Divulgação)
“Hoje o LinkedIn aqui no Brasil é fonte de vagas tanto para empresas e candidatos, todos os dias aparecem muitas vagas novas”, comenta. A profissional diz que são tantas vagas, que às vezes fica difícil selecionar candidatos de algumas áreas, como os de TI.
“Esta é uma área de dificuldade de contratação porque, como o mundo inteiro está aquecido neste setor, a gente concorre com empresas do Brasil e de outros países interessados nestes profissionais”, explica.
Rede será ‘LinkedIn esportivo’
Plataforma ainda será lançada, mas divulgação já vem sendo feita nas redes sociais (Reprodução)
Com lançamento previsto para 28 de setembro, inicialmente em inglês, e posteriormente em português e espanhol, a startup norueguesa SportIn Global, em parceria com as empresas brasileiras TopSoccer e TopConsulting, promete movimentar a indústria esportiva com a criação de cursos e de uma plataforma que visa ser uma espécie de “Linkedin do esporte”.
A ferramenta SportIn Global Akademi fará a ponte entre profissionais da área, estudantes e organizações universitárias e esportivas, proporcionando oportunidades de emprego e estágio.
Para a Revista Placar, Ana Teresa Ratti, chefe de novos negócios e parcerias da SportIn Global explica que a plataforma funciona também como forma de aprendizagem. “Será uma plataforma de aprendizagem desenvolvida para ampliar esse potencial de conexão. O Akademi objetiva ser uma ferramenta relevante e efetiva, focada em furar a bolha e ir além do óbvio, desenvolver pessoas para que sejam melhores profissionais e que, assim, construam melhores organizações”.
A startup norueguesa também oficializou uma parceria com a TopSoccer e a TopConsulting, empresas nacionais que prestam assessoria financeira, jurídica e contábil para atletas de renome como Raphael Veiga, Everton Ribeiro, Pedro, Rodrigo Caio e Ricardo Goulart, para a produção de cursos na área de finanças e direito. A TopSoccer produziu os cursos de Gestão Financeira e Patrimonial e de Demandas Judiciais da Carreira do Atleta em gravações na sede da empresa, em Belo Horizonte.
Fonte: Acrítica